A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) lança o Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP). A iniciativa pretende estimular e apoiar o desenvolvimento de estudos científicos e projetos de pesquisa brasileiros com foco na diminuição das disparidades e pela equidade de acesso ao tratamento oncológico.
Presidente da SBOC e idealizador do Fundo, o oncologista clínico Carlos Gil Ferreira explica que a inciativa é um marco para além da oncologia porque impulsiona a ciência brasileira e os importantes trabalhos de pesquisa realizados no país. “Com o crescente número de casos de câncer e o avanço das terapias possíveis, o investimento em tratamento oncológico torna-se crucial e o investimento em pesquisa primordial”, comenta. “Nesse contexto, surge o FIP, que representa uma pró atividade da SBOC no estímulo à pesquisa inovadora, visando a melhoria no cuidado do paciente oncológico”.
O Fundo de Incentivo à Pesquisa, da SBOC, aceitará propostas de profissionais brasileiros com experiência comprovada na área e com projetos conduzidos em instituições nacionais com estrutura adequada. “Os trabalhos serão recebidos e classificados por um Comitê Avaliador técnico, nomeado pela Diretoria da SBOC, e serão julgados por originalidade, relevância científica, adequação metodológica e experiência científica prévia do candidato”, explica Carlos Gil.
Os prêmios de incentivos financeiros serão concedidos em três categorias: R? 150 mil, R?100 mil e R? 50 mil. Tais valores poderão financiar insumos e materiais gerais necessários para a pesquisa aprovada, bolsas de pesquisa, passagens e hospedagens para Congressos, além de realização de testes e contratação de serviços para o desenvolvimento do projeto.
As inscrições e envios dos projetos devem ser feitos neste link até o dia 22 de setembro e o resultado dos contemplados será divulgado durante o XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que acontecerá de 16 a 18 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.
Cronograma do FIP SBOC