A Funcional Health Tech, empresa focada em programas de acesso, adesão e em data driven care no Brasil, acaba de lançar uma novidade do seu Programa de Benefício em Medicamentos: o PBM Insights, que explora dados detalhados da jornada de pacientes nos programas da indústria para apoiar gestores em suas decisões estratégicas. O desenvolvimento da inovação teve como base a curadoria e análise de dados de mais de 30 milhões de pacientes de 16 programas.
A novidade ressalta a importância do avanço na entrega de informações para a indústria farmacêutica, através de dados de vida real da jornada do paciente no programa de benefício em medicamentos com informações sobre o comportamento de compras e hábitos de consumo. Sendo assim, todo o setor será beneficiado com as análises apresentadas, tanto com o apoio aos pacientes no acesso e adesão de tratamentos de condições crônicas, quanto na melhoria da experiência da cadeia.
A solução transforma milhares de dados transacionais da jornada dos usuários - a partir da compra de medicamentos - em informações e ações efetivas para melhorar a produtividade do negócio e a qualidade de vida dos pacientes, que estão na ponta deste processo. O PBM Insights é composto por quatro módulos que endereçam as principais dores da indústria em relação a dados: adesão ao tratamento, performance comercial do varejo e cadeia de distribuição, estratégias de preço e descontos, e planejamento de vendas e operações de acordo com o mercado.
Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão afeta a vida de cerca de 36 milhões de brasileiros, equivalente a 32% da população adulta, enquanto a diabetes atinge 13 milhões de pessoas, ou, 6,9%. Atualmente, o acesso a dados da jornada de saúde do paciente, de maneira a conseguir traçar o perfil de adesão ao tratamento como os casos crônicos da diabetes e hipertensão, é limitado e insuficiente para que a indústria farmacêutica consiga agir em prol do tratamento. Sendo assim, o PBM Insights apresenta informações em D-1 (um dia depois da venda), permitindo ações rápidas em prol o acesso e adesão ao tratamento.
“Para a indústria, o programa permite atuação estratégica em programas de relacionamento com o paciente, visando maximizar a adesão ao tratamento, alcançar melhores resultados comerciais, atuar no ajuste de preços de forma rápida e adquirir informações sobre a jornada do tratamento para tomadas de decisões. Todos esses são aspectos que fazem parte da jornada do programa, desde a indústria, passando por farmácias e lojistas, chegando até o consumidor”, diz o Chief Health Officer e diretor de Analytics na Funcional Health Tech, Alexandre Vieira.