A superlotação das emergências é um fator que desafia a maioria das instituições hospitalares do Brasil. Desde 2021, o Hospital Moinhos de Vento lidera o projeto Lean nas Emergências, iniciativa que busca diagnosticar e implementar uma série de orientações de gestão hospitalar para diminuir o tempo de permanência de pacientes, entre outras ações, a fim de mitigar a alta demanda nas emergências do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desenvolvido por meio Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), a pesquisa chega a mais um fim de ciclo semestral nas instituições participantes neste ano. Na sexta-feira (21), o Moinhos promove um fórum de discussão virtual, a partir das 10h, com os hospitais convidados. O objetivo é trocar resultados e experiências a respeito das medidas adotadas.
O evento é aberto ao público, especialmente direcionado a profissionais de saúde e de gestão hospitalar, explicou o coordenador médico do projeto Lean nas Emergências do Hospital Moinhos de Vento, Welfane Cordeiro. “De forma simples, esses hospitais recebem consultoria de melhoria operacional. Em quase 100% dos hospitais que já atuamos, há resposta positiva nos indicadores de superlotação. Já foram mais de 200 instituições em quase todos os estados do País”, destaca.
Serviço
Fórum Lean nas Emergências dos Hospitais
Quando: 21 de julho, das 10h às 12h
Onde: participação online
Programação e inscrições gratuitas aqui.