A FAHECE recebeu a acreditação na metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia o modelo de gestão da qualidade, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. Essa é a primeira Acreditação Integrada de Redes recebida por uma Organização Social de Saúde – OSS no Brasil, responsável pela gestão de diversas unidades e serviços.
No caso da FAHECE, as redes certificadas foram do Hemocentro de Santa Catarina (HEMOSC), do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) e das unidades do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), todos em Santa Catarina. Também, de forma inédita, o Estado passa a contar com a primeira rede de atendimento pré-hospitalar (SAMU) e a primeira hemorrede (HEMOSC) do país com acreditação ONA de forma integrada.
Todo o processo de avaliação, com foco na gestão da qualidade, foi conduzido por uma equipe de avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
“A acreditação é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas unidades sob nossa gestão e garante uma forte integração dos serviços. O processo de melhoria é contínuo e estamos comprometidos com isso”, afirma o presidente da FAHECE, Alvin Laemmel.
O superintendente da FAHECE, Douglas Cláudio, afirma que os times já trabalham para evoluir de forma permanente na busca pela qualidade. “Com a certificação nível 1, demos o primeiro passo para estruturar processos que nos permitem buscar de maneira contínua a evolução da qualidade. Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida. A acreditação ONA também qualifica e eleva os 2,5 mil profissionais que atuam nessas instituições que são fundamentais para a cidadania catarinense”, afirma.
“Esse trabalho inédito conduzido pela equipe do IQG, com o apoio e empenho dos profissionais da FAHECE, abre uma nova possibilidade de atuarmos dentro de um modelo de melhoria contínua da qualidade integrando várias unidades, com benefícios importantes para milhares de pacientes atendidos por toda uma rede de serviços da saúde pública”, destaca a CEO do IQG, Mara Machado.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. “O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são avaliadas”, explica.
Modelo de gestão pioneiro
As unidades de saúde geridas pela FAHECE seguem um modelo de gestão pioneiro com integração de todo o sistema, que tem como principal objetivo o fortalecimento da governança corporativa. A Fundação aposta ainda em um sistema de Compliance, que tem o intuito de zelar pelo conjunto de regras, leis, procedimentos, padrões éticos e regulamentos internos e externos que devem ser observados pelos colaboradores no dia a dia da organização.
A construção desse modelo de gestão contou com todo o suporte da equipe do IQG, que buscou, junto com a FAHECE, a melhor forma de criar conexão entre os diferentes microssistemas que compõem as unidades de saúde. “O processo de acreditação é pautado pelo aprendizado, principalmente nesse modelo pioneiro, feito de forma integrada para todos os equipamentos”, conclui.