O Grupo Cartão de Todos adquiriu o controle da Virtù Soluções em Saúde, com foco em ampliar sua presença em telemedicina e aprimorar a experiência digital em canais B2B2C. A associação dá origem à Tutti Saúde Conectada, que proverá um ecossistema físico e digital para acesso simples, ágil e econômico a serviços de saúde, como consultas médicas, exames, descontos em medicamentos, odontologia, psicologia, nutrição e outros.
Com experiência anterior acumulada em atendimento à distância e também fisicamente na área saúde, a nova empresa adota em seu lançamento o princípio “comece pelo digital”, incorporando as facilidades desse acesso e esperando superar a barreira de disponibilidade tecnológica junto aos públicos C e D. Para isso, a parceria introduz como parte de sua estratégia a educação digital e a facilitação de acesso e disponibilidade para o público brasileiro de baixa renda. Nesse sentido, um dos projetos será viabilizar – por exemplo – uma oferta freemium e assinaturas mensais com preços exclusivos para clientes TIM, fruto do acordo firmado entre o Grupo Cartão de Todos e a operadora, anunciado em fevereiro. A novidade será lançada como piloto para parte da base de clientes da empresa de telecomunicações em breve.
“O primeiro atendimento digital traz vantagens para pacientes e profissionais de saúde, economizando tempo e despesas de ambas as partes, além de garantir respostas mais rápidas entre o sintoma e o tratamento. A consulta virtual serve, principalmente, para que o cliente não fique procurando os seus sintomas pela internet e se automedique; com ela conseguimos encaminhá-lo para a especialidade correta, no menor tempo possível. Se, de um lado, a internet facilitou o acesso a informações e serviços de saúde, do outro, a consulta ao 'Dr. Google' por automedicação tornou-se um grave problema de saúde, que muitas vezes prejudica o correto tratamento ou, até mesmo, coloca em risco a vida das pessoas”, detalha Pedro Villa, co-fundador e CEO da Tutti Saúde Conectada.
Em sua plataforma, lançada no formato de aplicativo, a Tutti Saúde Conectada oferecerá quatro modelos de assinatura (todos sem período de carência), com preços a partir de R$ 9,99. Alguns pacotes incluem: consultas com clínicos gerais no formato telemedicina 24 horas; descontos de até 80% em medicamentos; consultas presenciais com valor de R$ 70 e exames com até 20% de desconto em sua rede parceira AmorSaúde, entre outros benefícios.
“A telemedicina é muito importante, mas não existe cuidado integral com saúde sem uma rede de clínicas forte. Aqui, entra a importância da conexão com a AmorSaúde. Somos integrados com a maior rede unificada de clínicas do Brasil e isso é muito poderoso. A telemedicina é a porta de entrada, o primeiro acolhimento, para posterior encaminhamento de forma rápida e simples aos profissionais altamente qualificados da nossa rede. Dentro desse ecossistema, o usuário pode fazer consultas médicas, odontológicas e exames no mesmo dia, sem ter que se deslocar várias vezes”, destaca Villa.
O executivo ressalta ainda, que além de telemedicina, outros recursos, ferramentas e atrativos do universo da internet estão previstos para popularizar o atendimento e o acesso à saúde digital para o público C e D, como o incentivo ao uso de aplicativo, cashback e outros recursos de engajamento focados em otimizar a experiência dos pacientes. “Dentre as nossas três prioridades estão: prover serviços de saúde de qualidade, encurtar o tempo entre o sintoma e o tratamento e – por último, mas não menos importante – garantir uma interface que seja acessível para todos os públicos, independentemente de classe social, idade ou nível de instrução”, conta Villa.
Os benefícios previstos para os clientes somam-se também à facilitação de rotinas para médicos e outros profissionais da saúde, fazendo com que eles tenham disponibilidade imediata e mais dinamicidade de agenda, já que não precisam estar em deslocamentos constantes ou em consultórios o tempo todo, para realizar atendimentos. Uma das premissas da Tutti Saúde Conectada é garantir que todo o ecossistema das partes envolvidas nos processos de atendimento sejam favoráveis e recebam as melhores vantagens da interação digital. Outro fator positivo previsto pela solução é o acompanhamento mais próximo de demandas particulares, com trilhas de cuidados e atendimento humanizado (digital ou físico) mais aderente às necessidades frequentes de tratamentos específicos.
“Tem muita novidade vindo pela frente, em breve disponibilizaremos jornadas de saúde específicas para mulheres em suas diferentes fases de vida, idosos, pessoas com dores crônicas, riscos de doenças cardiovasculares e outras. Esse cuidado em formato de jornada consiste em manter a pessoa engajada no cuidado ativo com a saúde, com exames e consultas regulares. Ao invés de procurar serviços de saúde ‘quando estiverem doentes’, queremos que as pessoas procurem os nossos serviços para ‘não ficarem doentes’, é para isso que serve a nossa tecnologia”, explica Villa.
A Tutti Saúde Conectada já é a primeira healthtech com o acesso à maior rede de clínicas totalmente integradas do Brasil, devido à sua parceria com a AmorSaúde, sistema de clínicas populares associada ao Grupo Cartão de TODOS. Garante segurança para alinhar o atendimento digital da Tutti Saúde Conectada ao suporte presencial de mais de 420 unidades espalhadas pelo país. “As outras empresas trabalham em um modelo de clínicas ‘credenciadas’, onde cada uma adota um procedimento diferente. Na AmorSaúde, conseguimos ter procedimentos e atendimentos padronizados, além de um rigoroso controle de qualidade”, esclarece Villa.
“A AmorSaúde já realiza mais de 1 milhão de consultas por mês com muita eficiência. Nosso compromisso é utilizar a tecnologia para tornar a experiência do cliente ainda melhor. Além de ter acesso a serviços de saúde digital, nossa parceria com a AmorSaúde permite que os pacientes possam agendar consultas presenciais a valores mais acessíveis e exames com desconto, em uma rede que está presente em todas as cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. Com esse alcance, fechamos o ciclo de apostar no digital, sem abrir mão de suporte físico pleno, encurtando o tempo não só entre sintoma e diagnóstico, mas também entre diagnóstico e tratamento, entre outras vantagens”, explica Villa.
Em paralelo, o atendimento digital facilitado será acompanhado da expansão territorial e física da rede. Com 416 clínicas já abertas, a rede AmorSaúde está presente por todo o Brasil, em todas as cidades com mais de 70 mil habitantes. “O plano do grupo é ampliar essa cobertura para as cidades com mais de 50 mil habitantes, com isso, muitos municípios menores terão uma clínica a 40 ou 50 km de distância”, antecipa Villa. Além da AmorSaúde, a Tutti também possui integração com 15.000 farmácias em todo o Brasil, que permitirá o acesso a descontos de até 80% em medicamentos em lojas de todo o país.
“Até o final de 2023 os nossos serviços estarão disponíveis para mais de 50 milhões de usuários através de diferentes canais de distribuição, dentre os quais pretendemos ativar como clientes pelo menos 500 mil famílias. Isso representará mais de 50 mil atendimentos por telemedicina em 2023 e 150 mil atendimentos presenciais na rede AmorSaúde até o final do ano, em seis meses de operação. Isso não representa nem 10% da nossa capacidade e nossa meta é triplicar estes volumes até o final de 2024”, antecipa Villa.