Os pesquisadores do AC Camargo Cancer Center foram convidados para participar do “Journal Club” – grupo de especialistas que avaliam criticamente artigos da literatura acadêmica, científica, médica, entre outras – de uma das mais importantes publicações científicas em oncologia no mundo, a Nature Reviews Cancer. Escalada pela Nature para coordenar o grupo de especialistas da instituição que irão escolher os artigos científicos de alta relevância para a oncologia e com potencial para impactar as linhas de pesquisa, a pesquisadora científica do Centro Internacional de Pesquisa do A.C.Camargo, Giovana Torrezan, “inaugurou” a parceria com o primeiro artigo publicado no início de maio onde aborda a influência do texto analisado na prática clínica e pesquisas oncológicas.
O primeiro texto visita o artigo de Srinivasan e colegas, publicado em 2021 pela Nature Genetics onde aborda como a análise do genoma dos tumores e sua relação com variantes genéticas herdadas podem explicar a predisposição ao câncer. Nesse trabalho, os autores avaliaram dados pareados de sequenciamento de DNA de tumores e de linhagem germinativa de 17.152 indivíduos com câncer em 55 tipos diferentes de câncer.
Os resultados mostraram que o mecanismo da tumorigênese – origem do tumor – relacionados às variantes germinativas são variáveis e dependem da penetrância do gene afetado e do tipo do tumor desenvolvido. Em conjunto, as observações do trabalho de Srinivasan, e demais autores, e de estudos semelhantes têm demonstrado a complexa relação entre variantes germinativas patogênicas e a tumorigênese, enfatizando a crescente necessidade de integrarmos o conhecimento da genômica germinativa com o perfil somático do tumor para propiciar uma oncologia de precisão.
De acordo com o A.C.Camargo, traduzir, difundir e explicar conteúdo científico sobre câncer é um dos propósitos com intuito de compartilhar conhecimento e ampliar o acesso a informações de qualidade para capacitar profissionais da saúde, contribuir para o desenvolvimento da saúde oncológica no Brasil e cuidar cada vez melhor dos pacientes.