Faculdade do Hospital Sírio-Libanês lança primeiros cursos de graduação
01/06/2023

A instituição, que sempre atuou no aprimoramento de profissionais da saúde, agora investe na formação de especialistas para entrarem mais bem preparados no mercado de trabalho

O mercado de saúde vem exigindo cada vez mais mão de obra qualificada e formação de profissionais multidisciplinares. O Sírio-Libanês já atua, por meio da área de Ensino e Pesquisa, na área de pós-graduação, especialização e residência médica há mais de duas décadas, mas diante da demanda do mercado, está lançando uma nova área de atuação. Para contribuir para suprir essa lacuna por profissionais mais bem preparados na sua formação base para o mercado, a instituição está inaugurando a Faculdade Sírio-Libanês, oferecendo pela primeira vez cursos da graduação na instituição. A Faculdade dará espaço para novas formações entre os profissionais de saúde na área de graduação, com cursos de enfermagem, fisioterapia, psicologia – de forma presencial.

As inscrições para o vestibular devem ter início na segunda quinzena de julho e as aulas acontecerão em um novo espaço criado especialmente para a Faculdade Sírio-Libanês, em um prédio moderno ao lado da Avenida Paulista, na região central de São Paulo (SP), facilmente acessível por transporte público, próximo à sede do Hospital. Serão 11 andares com toda estrutura de ponta, com salas equipadas com instrumentos de ensino de última geração e laboratórios de simulação.

Desde sua fundação, a ciência está no DNA do Sírio?Libanês, que trabalha no desenvolvimento de projetos e cursos de aprimoramento profissional de médicos, profissionais da saúde e gestores da área, além de estimular a investigação científica com o objetivo de contribuir para uma assistência à saúde humanizada e de excelência. Atualmente, a instituição oferece programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), Ensino a Distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas.

Aproximadamente 18 mil alunos participam anualmente das atividades da instituição, que possui programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde com nota 5 na avaliação da CAPES, e 18 programas de residência, com cerca de 300 profissionais ativos. “Conquistamos nota máxima na avaliação do MEC em quatro cursos, comprovando nossa excelência em saúde. O curso de medicina será um dos que a instituição planeja oferecer futuramente”, explica Fernando Ganem, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês.

Outro pilar que credencia a instituição a atuar na área de graduação, é gestão na área da saúde nos projetos de pesquisa. O Sírio-Libanês tem contato tanto com paciente do setor público como privado e pode, portanto, ajudar na formação de profissionais mais bem preparados para o todo o mercado, que reúnam as competências da atenção primária e tecnologia de ponta, sempre com excelência clínica.

Mais do que trazer para o aluno a excelência médica e clínica dos profissionais do Sírio-Libanês para a sala de aula, os cursos de graduação da instituição terão, além de grande foco em qualidade de conteúdo e inovação no processo de aprendizagem, um Programa de Desenvolvimento, Carreira e Políticas de Incentivo e um Programa de Apoio Psicopedagógico Inclusão e Diversidade. A instituição oferecerá uma personalização no processo de aprendizagem, que será único para cada pessoa. “Nossas metodologias e ferramentas de aprendizagem focam nas competências teóricas e práticas, com rotações clínicas e estágios nos melhores centros de saúde do país, além de aulas espelho internacionais, dupla titulação e intercâmbios para as áreas de ensino e pesquisa”, explica Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

O Sírio-Libanês tem contato tanto com paciente do setor público como privado e pode, portanto, ajudar na formação de profissionais mais bem preparados para o todo o mercado, que reúnam as competências da atenção primária e tecnologia de ponta, sempre com excelência clínica, segundo explica Paulo Nigro.

A graduação do Sírio-Libanês contribuirá para a formação médica com olhar de diferentes realidades, mantendo sempre o foco na atenção primária e em tecnologia. “Neste sentido, é muito importante hospitais de excelência como o Sírio-Libanês, que acolhem os pacientes com base na melhor medicina, com credenciamento nacional e internacional e com protocolos clínicos reconhecidos façam seu papel para ajudar a formar novos profissionais da saúde”, diz Fernando Ganem.

A área de ensino caminha lado a lado com a pesquisa. Nos últimos cinco anos, foram publicados mais de 2.800 trabalhos científicos em revistas internacionais da área médica, sendo que cerca de 75 ensaios clínicos de intervenção, contam com a participação de 500 pacientes, metade deles oriundos do Sistema Público de Saúde (SUS). Ano passado foram 405 trabalhos publicados em revistas científicas. Este 2022, até o momento, já foram 212 artigos e contabilizados 7.222 citações de estudos do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa. “Nosso contato tanto com paciente do setor público como privado nos credencia a investir de forma direta na formação de profissionais mais bem preparados para o todo o mercado, que reúnam as competências da atenção primária e tecnologia de ponta, sempre com excelência clínica”, informa Fernando Ganem.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP