Live Interventional Neuroradiology, Neurology & Neurosurgery Course (LINNC) acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho, em Paris
Hospital realizará ao vivo duas intervenções de embolização para aneurismas cerebrais
Entre os dias 5 e 7 de junho, o Einstein participará do maior evento mundial imersivo de neurointervenção, o Live Interventional Neuroradiology, Neurology & Neurosurgery Course (LINNC). Essa é a terceira edição consecutiva em que o hospital é convidado como o único centro brasileiro a apresentar ao vivo casos de intervenções em pacientes neurocirúrgicos.
A transmissão de cirurgias em eventos desse porte visa promover o intercâmbio e treinamento em novas práticas, ampliando discussões médicas sobre diferentes abordagens. Nesta edição, o Einstein realizará – direto de seu Centro de Medicina Intervencionista, localizado no Morumbi, em São Paulo – duas embolizações para aneurismas cerebrais.
“Fomos escolhidos por ter à disposição todos os recursos técnicos e humanos para a participação em um evento desse porte, a exemplo de um equipamento de angiografia biplano – presente em poucos centros brasileiros – que permite a visualização dinâmica simultânea de duas projeções do caso do paciente tanto para o cirurgião quanto para os colegas que acompanharão à distância”, explica Michel Frudit, neurointervencionista do Einstein, responsável pela apresentação dos casos.
O aneurisma cerebral é um ponto fraco e anormal na parede de um vaso sanguíneo do cérebro, que dilata em formato de uma bolha, com elevado risco de rompimento. A doença acomete de 2 a 4% da população mundial, e pode ser tratada com procedimentos minimamente invasivos, por meio de uma espécie de cateterismo.
“A técnica de embolização possibilita tratar o paciente sem a necessidade de abertura do crânio, apresentando menor risco de complicações, bem como menor tempo de recuperação pós-operatória. Por isso, vale discutir com outros profissionais quando ela se apresenta como a melhor abordagem para o paciente”, destaca Frudit.
Rodrigo Gobbo, diretor médico do Centro de Medicina Intervencionista do Einstein, destaca que os avanços tecnológicos na neurorradiologia intervencionista têm revolucionado o tratamento de aneurismas e outras doenças vasculares do cérebro, incluindo os acidentes vasculares (AVC). Com o desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos, os médicos têm sido capazes de realizar procedimentos menos invasivos e mais precisos. “Nesse sentido, o Centro de Medicina Intervencionista do Einstein está na vanguarda da especialidade, contando com um time multidisciplinar treinado no que há de mais avançado em diagnósticos e tratamentos”, complementa.
Além da transmissão de casos, haverá, ainda, palestras e outras intervenções orais. Os interessados podem se inscrever no link.