Gestão Integrada da Cadeia de Suprimentos ao Ciclo de Receita
11/05/2023
Diante da complexidade das operações da saúde, as empresas têm investido cada vez mais em ferramentas digitais que aumentem a eficiência dos negócios e solucionem desafios. Para dar um exemplo, no Brasil, os medicamentos, materiais médicos, insumos e OPME representam a segunda maior despesa dos hospitais privados (29,62%), atrás apenas de gastos com pessoal, segundo dados da ANAHP. Neste cenário, o uso de tecnologias na gestão da cadeia de suprimentos tem contribuídopara a agilidade operacional e redução de custos.

É o que mostram os resultados da Bionexo, líder na digitalização do processo de compra e venda de insumos para hospitais, laboratórios, clínicas, fabricantes e distribuidores do setor. Atualmente, é a única empresa de tecnologia SaaS na América Latina a oferecer plataformas digitais integradas para gestão da cadeia de suprimentos e também para a gestão de ciclo de receita de instituições de saúde. Quando se fala na receita bruta de hospitais privados, de acordo com a ANAHP, medicamentos ficam em primeiro lugar (23%); materiais hospitalares representam 15,26%; e OPME, 9,14%. Dessa forma, instituições que contam com a Bionexo em compras e receita ganham uma visão e gestão mais abrangente, do planejamento até o processo de pagamento.

“A compra de um produto começa no planejamento, ou seja, o hospital, laboratório ou clínica precisa planejar o quê, quanto e quando precisa. Em seguida, vêm a compra, nota fiscal, rastreabilidade do estoque e controle de dispensação até o chamado ‘ciclo de receita’, que é a cobrança do serviço para as operadoras. Interligamos todos os elos dessa cadeia sem que o cliente precise de dezenas de parceiros”, explica Rafael Barbosa, CEO da Bionexo.
 

Dessa forma, os clientes da Bionexo têm uma visão estratégica de sua própria organização, contando com inteligência de dados em todas as etapas para tomar decisões mais assertivas – recurso especialmente relevante para grupos hospitalares, que hoje têm o desafio de buscar sinergias em suas aquisições e coordenar sistemas legados em um funcionamento unificado. É uma realidade comum no setor de saúde, que registrou mais de 390 fusões e aquisições desde o início de 2021 até setembro de 2022, segundo relatório da Deloitte.

Vale notar que a Bionexo investe continuamente em segurança de dados e inovação, com mais de 400 profissionais apenas na área de Tecnologia, e vem ampliando sua atuação por meio de aquisições, como as recentes TKS (BeeCare) e Avatar, soluções para gestão do ciclo de receita – processo prioritário para investimentos no setor, segundo relatório da Bain&Company, e cujo mercado tem potencial de mais de R$ 300 milhões ao ano no Brasil.

“Consolidamos nossa posição como uma das principais empresas de tecnologia SaaS do país, com um volume transacionado de mais de R$ 16 bilhões através das nossas soluções. Esse número é reflexo de um olhar atento às necessidades do mercado nos últimos 20 anos. Continuamos crescendo para ampliar essa rede e as soluções para os nossos parceiros”, finaliza Barbosa.
 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP