A rotina de compras em uma instituição de saúde evoluiu durante os anos, conforme os investimentos na área também aumentaram. Desde a aquisição através do telefone ou presencialmente às compras online, o setor evoluiu para a adoção de novas tecnologias em busca de um processo mais seguro, moderno e automatizado. E a tendência, para os próximos anos, é que a tecnologia transforme não somente o ato da compra, mas toda a gestão dos suprimentos da saúde.
No ano passado, as despesas com OPME, Medicamentos, Materiais, Contratos de apoio e logística e outros insumos representaram 36,02% das despesas dos hospitais privados do País, segundo dados do Observatório Anahp 2023. Por isso a adoção de uma tecnologia é de grande importância para a economia e a gestão dos suprimentos.
“Ainda hoje vemos hospitais que utilizam do telefone ou outros meios para realizar compras imediatas, sem um controle sobre todo a compra e o armazenamento, sem saber as melhores quantidades e valores para determinado produto. Através de plataformas especializadas, é possível eliminar o fator da imprevisibilidade e adicionar segurança, transparência e qualidade com fornecedores qualificados e uma auditoria completa”, afirma Michael Almeida, gerente Comercial da Apoio, plataforma de compras e gestão de estoque para instituições de saúde.
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Gartner, o investimento em novas tecnologias para a cadeia de suprimentos está entre as tendências para os próximos anos. 73% dos executivos do setor indicaram que os orçamentos de TI serão destinados para a melhoria de desempenho do negócio. E quando a saúde entra em jogo, cada centavo economizado, aliado à qualidade, é essencial para salvar vidas.
Parece óbvio, mas todo o processo de compra deve ser documentado de forma correta. Prazos, descontos e condições do pagamento da mercadoria ou serviço devem estar dentro dos padrões, e através do ambiente virtual isso pode ser feito de forma automática.
“Um contrato feito manualmente está suscetível a rasuras e a mudanças inesperadas em valores e quantidades. Por isso fazer esse tipo de transação através do digital se mostra mais seguro, pois são processos facilmente auditáveis e padronizados. Hoje um hospital pode até programar a quantidade de seringas, por exemplo, considerando a utilização mensal daquele objeto”, explica Almeida.
Além disso, a virtualização do processo também conta para as questões de cibersegurança, com a defesa dos sistemas e a integração direta do processo, evitando extravios ou cópias.
Presente em mais de 800 estabelecimentos no Brasil, a Apoio anuncia, neste mês de maio, uma mudança de marca e de posicionamento. Antiga “Apoio Cotações”, a empresa levará apenas o nome “Apoio”, e continua a afirmar o compromisso em levar tecnologia, transparência e facilidade nas compras para hospitais, clínicas e outras instituições de saúde no País.
“Nós optamos por uma mudança em nossa marca, que também acompanha o movimento do setor. Evoluímos bastante no último ano e queremos seguir ajudando a gestão de toda a cadeia de suprimentos, desde a compra até a prestação de contas”, afirma Sueli Suniga, CEO da Apoio Cotações.
"A nova marca e novo site representam um novo marco, uma nova fase da Apoio, mas sem perder os nossos diferenciais. Somos referência no setor de compras para a saúde e seguiremos gerando o que há de melhor para instituições e fornecedores, com qualidade e transparência", afirma Michael Almeida, Gerente Comercial da Apoio.