Software Ultreon™ utiliza Inteligência Artificial para auxiliar médicos na detecção de cálcio e os diâmetros das artérias, permitindo o implante de stents exatamente onde são necessários
Um dos mais importantes exames de alta definição, utilizado para melhor caracterizar a gravidade e a composição das placas que ocasionam bloqueios nas artérias coronárias, provocando quadros de angina ou mesmo infarto do miocárdio, a Tomografia de Coerência Ótica (OCT) vem ficando cada vez mais avançada e já está disponível no Hospital Mãe de Deus.
Em abril foi realizado, na instituição, o primeiro caso de angioplastia com implante de stent utilizando a OCT com o novo software Ultreon™. Este é o segundo realizado no Brasil, conduzido pelo Dr. Gilberto Lahorgue Nunes, cardiologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, e pela Dra. Diane Cláudia Roso, também cardiologista. O procedimento contou com o tratamento de uma estenose coronariana, envolvendo uma bifurcação. “Realizado sem intercorrências, todos os avanços proporcionados por esta nova tecnologia foram observados pela equipe”, observa Dr. Nunes.
O Hospital Mãe de Deus é o primeiro do sul do Brasil a ter disponível essa nova e revolucionária tecnologia, que veio somar-se ao angiógrafo Azurion 7 da Philips, de última geração, recentemente inaugurado na sala de Hemodinâmica da instituição e que tem recursos técnicos disponíveis somente no Mãe de Deus, além de uma qualidade de imagem inigualável.
Segundo Mara Rinaldi, Gerente Geral da Divisão Vascular da Abbott no Brasil, “o lançamento de Ultreon no Brasil demonstra o compromisso da empresa com a inovação contínua no tratamento das enfermidades cardiovasculares, por meio de dispositivos e tecnologias médicas para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.”
Automação a serviço da medicina
Este novo sistema de imagem, o Software Ultreon™ 1.0, foi desenvolvido pela Abbott, empresa global de cuidados para saúde, e une a OCT com o poder da automação usando Inteligência Artificial, o que permite aos médicos obter informações que auxiliam nas tomadas de decisão para desobstrução de artérias em tratamentos minimamente invasivos. A visualização lado a lado oferecida pelo Software Ultreon™ permite que stents sejam implantados com precisão.
O software de Inteligência Artificial detecta automaticamente a presença de cálcio nas placas ateroscleróticas, fornecendo o seu grau de angulação, comprimento e espessura, e indicando, dessa forma, se existe a necessidade de remoção desse cálcio antes do implante do stent. Além disso, a Inteligência Artificial sinaliza áreas do stent que não estejam completamente expandidas, apostas, além de detectar áreas de tecido saudável, possibilitando ao médico intervir para otimizar o implante destas próteses. As informações detalhadas, fornecidas por esta nova tecnologia, proporcionam uma maior segurança e eficácia no tratamento por cateter das obstruções das artérias coronárias.
Adicionalmente, além deste sistema avançado de imagem intravascular, o Ultreon™ agrega a possibilidade de avaliação fisiológica minimamente invasiva das estenoses coronárias utilizando o FFR (avaliação fisiológica sob estresse com adenosina) e RFR (avaliação fisiológica em repouso).