A Eurofarma e a agência criativa Dentsu Creative anunciaram o lançamento de uma nova ferramenta experimental de reconhecimento de expressão facial, alimentada por inteligência artificial, que permite aos pacientes com doença de Parkinson controlar seu envolvimento nas redes sociais usando expressões faciais. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 8,5 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem coma doença de Parkinson. Além de qualquer tratamento médico em vigor, os pacientes precisam passar por terapia física para retardar a progressão dos sintomas da doença neurológica.
Com apoio da Associação Brasil Parkinson nasceu a Scrolling Therapy, um aplicativo inovador integrado às redes sociais Facebook e Instagram, que, por meio do uso de inteligência artificial, incentiva os pacientes a navegar pelo feed apenas usando expressões faciais, como sorrisos, movimentos de boca, nariz, testa, sobrancelhas, entre outros. O objetivo é gerar estímulos no rosto e exercitar os músculos, como ferramenta que pode ser complementar a todos os tratamentos já realizados focados na condição. Um dado importante é que muitos pacientes com esse distúrbio não conseguem realizar exercícios faciais, que podem atrasar os sintomas de atrofia muscular no rosto, causando hipomimia (expressões faciais reduzidas).
“A Eurofarma sempre foi especializada em distúrbios do Sistema Nervoso Central e, com esta nova parceria, estamos buscando ir além, com opções que podem apoiar os pacientes com Parkinson. A inovação faz parte do nosso DNA desde que nascemos, há mais de 50 anos, e mais uma vez estamos trazendo algo inovador focado na qualidade de vida das pessoas”, diz Marco Billi, vice-presidente de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.
A ferramenta Scrolling Therapy está disponível gratuita e globalmente no Google Play e atualmente pode ser baixada em três idiomas: inglês, português e espanhol. Em breve estará disponível para download na Apple Store.
“Estamos muito otimistas em trazer uma opção que incentive as pessoas com Parkinson a se exercitarem. Nossa expectativa é que, associada à reabilitação especializada, essa tecnologia inovadora possa engajar nossa comunidade a se manter ativa. Estamos muito felizes em poder apoiar esta nova ferramenta”, acrescenta Erica Tardelli, fisioterapeuta especialista na doença e presidente da Associação Brasil Parkinson.
Desenvolvimento do aplicativo
A criação e desenvolvimento do aplicativo uniu esforços e colaboração das equipes da Dentsu Creative na Argentina, Brasil e EUA, com especialistas da Eurofarma e especialistas da dentsu health. “Esta inovação foi idealizada na Argentina, desenvolvida nos EUA e executada no Brasil, um esforço global de especialistas, médicos, criativos e desenvolvedores unidos por meio de geografias e idiomas para oferecer esta aplicação tecnológica inovadora”, disse Rafael Rizuto, Chief Creative Officer, US-Hispanic LATAM para a Dentsu Creative. “Em um momento em que a IA enfrenta ceticismo e é difamada, essa iniciativa está usando seus poderes para o bem, em benefício da sociedade e podendo apoiar na qualidade de vida de muitas pessoas que vivem com essa doença”.
Como funciona o aplicativo?
Após baixar o aplicativo em um dispositivo móvel, seja um telefone ou tablet, um breve tutorial será carregado e então o usuário só precisa abri-lo na tela para integração automática com o Facebook e Instagram. Em seguida, ao acessar uma das redes sociais, a ferramenta já estará em funcionamento. Quando o usuário começa a navegar no feed, existem cinco gestos faciais estabelecidos na plataforma que executarão comandos na tela, tais como:
À medida que o paciente progride com os exercícios, mensagens aparecerão na tela indicando o sucesso na execução das expressões. Quando forem completados 45 minutos de atividade, o objetivo diário será alcançado.