A Medicina Preventiva da Hapvida NotreDame Intermédica foi contemplada, pela segunda vez, com o selo Padrão Diamante da certificação canadense QMentum International Accredition, que avalia os serviços de saúde e é aplicada em mais de 30 países, com uma metodologia que monitora os padrões de alto desempenho de qualidade e segurança. A avaliação aconteceu entre os meses de setembro e outubro de 2022 e o resultado foi divulgado em dezembro. Desde 2019, quando recebeu a primeira certificação, a Companhia continua sendo contemplada, anualmente, com o selo.
Os resultados positivos da Medicina Preventiva da Notredame Intermédica são vistos, por meio de relatos de pacientes que destacam como os programas oferecidos os ajudaram a melhorar sua qualidade de vida. É o caso de Thais Aparecida Ferreira, de 29 anos. A analista de transporte sênior foi encaminhada ao Qualivida, em São Paulo, para acompanhamento e realização da cirurgia bariátrica. Ao começar nos programas da Medicina Preventiva, a cliente foi orientada a seguir com o tratamento, para manter os hábitos saudáveis e, sobretudo, melhorar a qualidade de vida.
“Após consultas com o endocrinologista, decidi entrar no programa Qualivida, com o intuito de passar pelo procedimento cirúrgico, pois, para mim, era a forma mais rápida e fácil de alcançar o resultado esperado. Mas, com o cuidado e qualidade dos atendimentos, optei por seguir com o tratamento, sem precisar pela cirurgia ", conta Thais, que faz acompanhamento no Qualivida há um ano e meio.
Os programas de Medicina Preventiva são oferecidos aos clientes do Hapvida NotreDame Intermédica, nas unidades Qualivida, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina e, a cada ano, aumentam o número de beneficiários alcançados. Parte deste crescimento foi impulsionada pela criação do Programa Síndrome Pós-Covid, que atende integralmente os pacientes que apresentaram sequelas após a infecção com a doença. Outros Programas, como o de Crônicos, Oncológicos, Gestantes e Idoso Frágil, contavam com mais de 124 mil participantes em 2022.
Os clientes também têm acesso ao serviço Perfil Saúde, responsável por avaliar os principais riscos à saúde de colaboradores de empresas clientes, além de cartilhas, vídeos e palestras online. No último biênio, o Programa desenvolveu um projeto para facilitar o acompanhamento remoto. Por meio de uma plataforma digital e de interação via chatbot, foram monitorados mais de 160 mil pacientes com covid-19, orientando-os sobre os cuidados para evitar o contágio e encaminhando de maneira assertiva casos que demandam atendimento de urgência.
Para os especialistas que atuam no Qualivida, a conquista do selo veio para afirmar a qualidade do serviço, além de trazer benefícios para o paciente. “A qualificação, por meio de avaliadores externos mostram que o trabalho está dando certo. Este resultado é positivo, para todos os envolvidos, pois melhora a condição clínica de tratar o paciente, trazendo perspectivas de intervenção e de como o trabalho deve seguir. Portanto, é uma ferramenta de qualidade que traz a classificação e eleva nosso potencial”, destaca Ordânio Pereira de Almeida, médico com atuação em nutrologia e foco na obesidade.