A startup WebMed, com sede no Tecnopuc, em Porto Alegre, oferece diversas possibilidades de solução na área da saúde em formato digital. Os recursos virtuais podem ter evoluído rapidamente devido à pandemia, mas impulsionar a equidade ainda não é um avanço percebido em larga escala. O artigo da McKinsey’s & Company – Digital health: an opportunity to advance health equity expressa que “a pandemia também expôs a questão da desigualdade na saúde, e seu impacto foi documentado nas minorias étnicas e raciais, nas comunidades rurais, entre os desfavorecidos e os idosos”.
As oportunidades para empresas de tecnologia e ciências da vida que abordam os desafios da equidade em saúde com inovação digital tornaram-se evidentes, e os benefícios para pacientes, gestão, financeiros e de saúde entregues à sociedade são significativos. Além disso, a tomada de decisão eficaz depende de obter boas informações e insights de especialistas num curto espaço de tempo. Eis a vantagem competitiva de qualquer boa solução digital. “Essa eficiência impacta na jornada e na eficácia dos planejamentos de acesso à saúde, pois é um componente importante, que inclui a disponibilidade de informações de qualidade em tempo real e a conectividade que o digital fornece”, destaca César Menezes, CMO da WebMed.
É preciso inovar. No acesso, que representa um dos maiores desafios para o mercado da saúde, faz-se necessário focar em esforços e recursos para melhorar estratégias e implementações. Soluções que facilitam o acesso não são apenas uma questão de localização, mas também de conveniência e, sobretudo, inteligência. Modelos de negócios em digital health centrados nos clientes são mais do que necessários; são essenciais. Possibilidades de integração da rede de prestadores de serviços em saúde e, claro, foco em prevenção e diagnóstico precoce trazem muitos ganhos para clientes/pacientes e todo o sistema.
Pensando nessas questões e na equidade, a WebMed criou ferramentas para solucionar esses pontos. Entre elas, a solução ShortMed, tecnologia gratuita que tem como objetivo melhorar a jornada de pacientes e profissionais. A tecnologia acelera o diagnóstico ao encaminhar o caso para um especialista no menor tempo possível. Isso gera economia para o sistema, mas, especialmente, traz mais qualidade de vida ao paciente. A ferramenta surgiu com base numa pergunta intrigante e até desafiadora do fundador e CEO, Luciano Lorenz: quantas vidas podemos salvar hoje?
Os projetos de oncologia, reumatologia, neurociências, burnout, doenças raras, vacinas e oftalmologia, entre outros, são a expertise da empresa. Na oncologia, por exemplo, estudos comprovam benefícios do rastreamento para tratar câncer de mama. O diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento podem diminuir a mortalidade por câncer de mama em até 30%. Isso acontece com diversas doenças, tipos de cânceres e condições com que nos deparamos no dia a dia. Nesse caso, através da Solução ShortMed, o processo é mais ágil para o diagnóstico e auxilia o paciente a se conectar com o especialista adequado à necessidade e ao momento.
O propósito está em encurtar a jornada do paciente no sistema de saúde, aproximando-o da oportunidade de diagnóstico e tratamento corretos, gerando valor a toda a cadeia do setor.