O sistema desenvolvido pela Intuitive Care atua no intercâmbio de dados dos prestadores de saúde e das operadoras de planos de saúde, permitindo automatizar os fluxos de faturamento, desbloquear receitas represadas, recuperar glosas, diminuir o prazo médio de recebimento e reduzir custos. Os benefícios do sistema são inúmeros, visto que o software mitiga processos manuais e a ineficiência administrativa. Além disso, a solução garante que o hospital tenha uma gestão mais assertiva sobre o controle das transações, evitando perdas de receitas referentes aos serviços executados.
“O desafio da interoperabilidade no setor da saúde ainda é enorme, e a nossa tecnologia vem para resolver os gargalos dessa carência de interoperabilidade entre os sistemas dos prestadores e suas fontes pagadoras. A tecnologia funciona como um tradutor simultâneo de dados e processos para que as partes envolvidas se entendam”, afirma Paulo Leite, Diretor Geral da Intuitive Care.
No último ano, a empresa ajudou mais de 135 instituições de saúde a recuperarem mais de R$ 400 milhões. “Seguimos com toda a energia para transformar o ciclo financeiro da saúde”, destaca o executivo. Em 2022, a Intuitive Care contou com a entrada de alguns grandes grupos hospitalares, como o Hospital Sírio-Libanês e Grupo Kora.
“Além disso, a empresa passou por uma importante rodada de investimento seed liderada pela Vox Capital, e por isso foi possível realizar a aquisição de uma das principais empresas concorrentes, a PowerTiss”, destaca o executivo.
Com apenas 5 anos de história, a empresa já transita dados de 12% de todos os pagamentos de convênios do país e conecta o HIS – Hospital Information System a mais de 200 portais de operadoras de planos de saúde. Desde 2017, a empresa já contribuiu para a recuperação de mais de R$ 1.6 bilhão em receitas. Com o valor recuperado, os centros de saúde conseguem reinvestir o capital e melhorar a própria operação, adquirindo mais tecnologias e equipamentos, contribuindo para todo o ecossistema e melhorando o atendimento aos pacientes.
“Por meio das nossas tecnologias, conseguimos conectar fluxos de dados entre hospitais e operadoras de planos de saúde através da automatização, que facilita não só o acesso aos dados do ciclo financeiro, mas também otimiza equipes, agiliza pagamentos e diminui perdas de receita”, conclui Leite.