Hospital Moinhos de Vento aposta na transformação digital para melhor experiência do paciente
12/04/2023

A transformação digital tem modificado a jornada dos pacientes nas instituições de saúde. Hospitais e empresas do setor têm apostado cada vez mais no uso de ferramentas digitais como forma de melhorar as estratégias e garantir um atendimento de excelência a quem precisa. Hoje, os avanços tecnológicos permitem a telemedicina, o acesso ao histórico digital do paciente, a agilidade em processos, informações de agenda e exames de forma eletrônica, de qualquer lugar, além da confirmação de um compromisso médico pelo WhatsApp.

A jornada digital do paciente começa muito antes da sua chegada em um consultório ou hospital. Ela tem início na busca de informações pela internet. Daí a importância da construção de um canal de comunicação entre paciente e o médico, com a oferta de conteúdo de qualidade e com credibilidade, garantindo a construção de confiança entre ambos e motivando um relacionamento mais próximo, de tal forma a possibilitar as melhores práticas no cuidado da saúde de todos.
 

“A transformação digital já revolucionou o mundo médico e está melhorando os resultados da saúde e a relação entre pacientes, profissionais e o sistema. Estamos em um processo de evolução, mas, com inovações e ferramentas em execução, temos a certeza de que a experiência do paciente já se modificou para melhor, se compararmos com anos anteriores. Essa conexão digital também permite uma eficiência maior no tratamento, além de aumentar a acessibilidade de dados e informações praticamente em tempo real”, afirma o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini.

Desenvolvimento da tecnologia acelera uso da Robótica na medicina

Com a chegada do 5G, os processos irão se acelerar ainda mais, principalmente as cirurgias. Toda essa revolução já tem trazido mudanças expressivas para melhores desfechos e tratamentos mais eficazes. Esse conglomerado de novas tecnologias, alinhado com a alta banda larga disponível, permitem ao cirurgião que ele opere usando um robô ou uma máquina de qualquer lugar do mundo. E isso ocorre graças à baixa latência, ou seja, o intervalo de comunicação na rede pode estar entre um e cinco milissegundos.

Um bom exemplo é a cirurgia robótica, com maior precisão, menos dor, diminuição de sangramento e recuperação mais rápida. No Hospital Moinhos de Vento, a implantação do Núcleo de Cirurgia Robótica ocorreu em 2018. Com altos investimentos na área, a instituição possui hoje um dos parques robóticos multiplataforma mais diversificados da América Latina, com a presença das melhores soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Entre os sistemas robóticos, a instituição conta com a utilização do Da Vinci, Rosa Knee, Cirq e Versius®, escolhidos de acordo com a necessidade de cada procedimento cirúrgico.

Em cinco anos, foram mais de 4 mil procedimentos robóticos realizados, beneficiando diversos pacientes. Em 2022, o Hospital Moinhos de Vento realizou a primeira neurocirurgia robótica da América Latina, com a utilização do braço robótico Cirq no procedimento de uma artrodese de coluna. “Temos aqui as melhores tecnologias e tratamentos, de ponta, com os melhores resultados aos pacientes. Assim, o Hospital Moinhos de Vento consegue essa ótima experiência por contar com uma equipe multidisciplinar totalmente capacitada”, afirma o neurocirurgião Arthur Pereira Filho.
 

O médico destaca ainda que o Núcleo de Cirurgia Robótica da instituição está entre os melhores centros do mundo nessa área, com a incorporação da pesquisa e educação, além da criação de novas técnicas.

Cuidado com a saúde em qualquer lugar

A telemedicina é uma das ferramentas que comprovam o quanto o mundo digital veio para ficar, principalmente com a chegada da pandemia de Covid-19. No Brasil, a Lei 14.510/2022, sancionada no mês de dezembro, autoriza e conceitua a prática da telessaúde. O Hospital Moinhos de Vento foi um dos pioneiros da prática no país com projetos ligados ao PROADI-SUS.

Pelo Serviço de Telemedicina da instituição, já foram realizadas mais de 310 mil consultas. Esse modelo agiliza o atendimento médico e até facilita o acesso em algumas especialidades. Sem falar que as consultas virtuais levam a prática médica a lugares mais remotos.

“Seguimos as melhores práticas e estamos em constante busca de inovações, novas tecnologias e aperfeiçoamento para oferecer um serviço de qualidade e personalizado para o cliente. A saúde digital tem papel-chave na experiência do paciente, e o Hospital Moinhos de Vento segue investindo em recursos humanos e tecnológicos para apoiar essa evolução tão necessária”, destaca o gerente médico de Saúde Digital da instituição, Felipe Cabral.
 

Serviços na palma da mão

Recentemente, o Hospital Moinhos de Vento lançou o aplicativo +Moinhos. Trata-se de uma forma de facilitar o dia a dia das pessoas e proporcionar agilidade para o cuidado com a saúde. Entre os serviços que podem ser acessados na palma da mão, estão agendamento de consultas e exames, histórico de atendimento, telemedicina, além do monitoramento diário da saúde e do uso de medicamentos.

A superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, Melina Moraes Schuch, destaca que o paciente já tinha à disposição o autosserviço de agendamento online por meio do site do hospital.

“Esse é o futuro da saúde, e o Hospital Moinhos de Vento acompanha esse progresso. Nosso foco está na digitalização da experiência do paciente para que os níveis de satisfação do nosso cliente sejam cada vez mais altos, além de proporcionar, claro, melhores resultados para o trabalho de nossos colaboradores e corpo clínico”, pontua Melina.

 A instituição tem em seu radar o lançamento de novas funcionalidades no aplicativo. Entre elas, está a realização de check-in nos totens de entrada do hospital por meio do QR Code gerado na ferramenta. Isso agilizará as etapas no processo de atendimento, otimizando a identificação e reduzindo o tempo de espera, além de proporcionar a oferta de conteúdos exclusivos, como notícias relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, melhorando ainda mais a experiência dentro da jornada digital do paciente.
 





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