Marco expressivo da saúde baiana, o Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Izabel (HSI) completa agora em março quatro anos, alcançando a marca de 1623 procedimentos realizados. As intervenções seguem alcançado precisão e excelente desempenho, favorecendo a recuperação dos pacientes, beneficiados também com um menor tempo de internação.
A primeira intervenção cirúrgica minimamente invasiva com auxílio de um robô foi realizada na Bahia em 2019, no centro cirúrgico do Santa Izabel, pelo Dr. Eduardo Café, urologista especializado em cirurgia robótica. “Graças a esse pioneirismo, cirurgiões e pacientes de todo o estado têm se beneficiado da estrutura disponibilizada no hospital”, afirmou Dr. Eduardo Café, Chefe do Serviço de Urologia do HSI.
Desde essa primeira intervenção, já foram realizadas cirurgias robóticas ginecológicas, pediátricas, oncológicas, bariátricas, colorretais, no pâncreas, tórax, cabeça e pescoço e em casos de apneia do sono, entre outras.
“Esse investimento realizado pela Santa Casa da Bahia assegurou um avanço no tratamento de doenças de diversas especialidades e na qualificação do corpo médico. Pacientes de todas as regiões da Bahia têm se beneficiado da estrutura disponibilizada pelo hospital”, afirmou o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves. Um novo robô já está em processo de aquisição.
As cirurgias assistidas por robô, afirma o Dr. Luís Martinho, gerente Médico responsável pelo Programa de Cirurgia Robótica do Santa Izabel, são seguras e proporcionam ao cirurgião visão ampliada, em alta definição e em três dimensões. “A cirurgia robótica é realizada por cirurgiões, não por robôs. Os robôs são uma extensão multiplicadora das mãos do cirurgião”, afirmou.
Atualização profissional contínua – As operações com o equipamento impactaram positivamente também numa busca maior por capacitação e na produção científica, com a apresentação de trabalhos em congressos e iniciativas voltadas para a atualização profissional contínua.
Nesta crescente de interesse que a robótica vem despertando entre os profissionais de saúde, destaque para o curso de Pós-Graduação em Bloco Cirúrgico, com ênfase em Cirúrgia Robótica, ofertado pela Faculdade Santa Casa (FCS) aos profissionais de enfermagem que buscam capacitação técnica na área gerencial e assistencial das Unidades de Centro Cirúrgico Geral, Centro Cirurgico Robótico, Recuperação Anestésica (RA) e Centro de Material e Esterilização (CME).