Hospital de Amor cria teste genético para sarcoma inédito no SUS
15/03/2023

Hospital de Amor, centro oncológico de atendimento 100% gratuito da América Latina, acaba de divulgar o desenvolvimento de um novo painel genético para sarcoma, que, segundo Flávia Escremim de Paula, Biologista Especialista Líder do Laboratório de Diagnóstico Molecular do HA, tem como finalidade detectar mais de 170 aberrações genéticas que definem esses tumores, permitindo avaliar mais de 20 tipos histológicos diferentes.
 

Inédito no Sistema Único de Saúde (SUS), o novo painel genético representa uma grande evolução no diagnóstico e tratamento do sarcoma, uma vez que esses tumores são conhecidos por serem altamente heterogêneos e terem uma variedade de alterações genéticas diferentes. O ensaio genético é fruto de uma parceria com pesquisadores holandeses e, de acordo com o pesquisador responsável pela sua implementação no HA, Rui Manuel Reis, Diretor Científico do Instituto de Ensino e Pesquisa do HA, será possível detectar uma ampla gama de fusões genéticas em um único ensaio, o que torna o diagnóstico mais preciso, rápido e eficiente.

O sarcoma é um tipo raro e agressivo de câncer que afeta os tecidos moles do corpo, como músculos, ossos, gordura, vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos; e possui um diagnóstico ainda desafiador, pois os sintomas podem ser variados e muitas vezes vagos.

O teste, desenvolvido com base na plataforma NanoString nCounter, é realizado em uma única amostra, o que significa que não é necessário coletar múltiplas amostras de tecido para analisar diferentes alterações genéticas. Isso pode reduzir significativamente o tempo e o custo do diagnóstico, além de minimizar o desconforto do paciente. Além disso, o painel recém-desenvolvido é altamente sensível e específico, o que significa que pode detectar essas anomalias genéticas mesmo em amostras escassas e cuja preservação não tenha sido ideal. Isso é particularmente importante para o sarcoma, uma vez que esses tumores são frequentemente difíceis de biopsiar e podem produzir amostras de tecido de baixa qualidade.

Em resumo, o novo painel genético para sarcoma representa um grande avanço no diagnóstico desses tumores. Com esta tecnologia inovadora, será possível melhorar significativamente o diagnóstico e tratamento da doença, oferecendo uma abordagem mais personalizada e eficaz para cada paciente.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP