O Grupo Sabin tem percorrido uma trajetória de crescimento e, a partir da ampliação e da integração do portfólio de negócios, comunica sua estratégia na construção de um ecossistema de saúde que integre parceiros de toda a cadeia.
Para refletir o novo momento, a marca corporativa Grupo Sabin reforça seu compromisso com a evolução da saúde e o cuidado que tem inspirado não só seus colaboradores, mas, também, todos seus stakeholders a cuidar das pessoas, das comunidades, dos negócios e do planeta. O posicionamento “Saúde que evolui, cuidado que inspira” reflete os valores e movimentos estratégicos que têm pautado sua atuação empresarial.
O que começou há quase quatro décadas com a união de duas empreendedoras determinadas que se lançaram no sonho de abrir seu próprio negócio, chega a 2023 como uma empresa nacional sólida, visionária, com valores bem estabelecidos, comprometida com uma agenda ESG de forma genuína e serviços de saúde e bem-estar para apoiar a jornada de saúde de seus clientes, de Norte a Sul do país.?
Como importante pilar dessa agenda, o Grupo Sabin é mantenedor do Instituto Sabin, que há 18 anos trabalha ações de impacto social nas comunidades onde a empresa está presente, com foco na melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade dessas comunidades, fomentando a inovação social.? Nessa trajetória o Instituto impactou positivamente a vida de mais de 1,5 milhões de pessoas e 485 organizações sociais.
“O novo branding do Grupo Sabin retrata nossa trajetória e também nosso posicionamento quanto aos caminhos a seguir com a mesma coragem e vontade que nos trouxe até aqui. A nova logo simboliza um ecossistema vivo e dinâmico. O setor de saúde tem se transformado rapidamente e conseguimos conduzir nossa expansão de forma consistente com a parceria de nossos stakeholders e cadeia de saúde”, explica a presidente do Grupo, Lídia Abdalla, que há nove anos lidera o processo de crescimento do Grupo.
Nos últimos 10 anos o Sabin passou por um processo de expansão orgânica e inorgânica, realizando mais de 30 aquisições de empresas. Além de expandir territorialmente, nesse período a empresa se dedicou a diversificar o seu portfólio de serviços para atenção primária à saúde e lançou sua própria plataforma digital com o objetivo de ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade. Nesse ciclo os investimentos em inovação foram direcionados para os projetos de transformação digital, de open innovation e para a área de genômica.
Em 2020, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo na saúde, o Grupo lançou o SkyHub.Bio, seu hub de inovação que atua na promoção e no desenvolvimento de startups, estimulando parcerias, troca de conhecimento e a construção de modelos de negócio que contribuam para o setor de saúde com base na ciência, eficiência e experiência do cliente.
Em 2022, o Sabin alcançou o marco de 7,5 milhões de clientes atendidos, 350 unidades em operação em 78 cidades brasileiras com atuação em 16 estados da federação, o que destaca a trajetória empreendedora do Grupo.
Nos três últimos anos, além de ser uma das empresas protagonistas nas ações de enfrentamento à pandemia, o Sabin tem se dedicado a um importante processo de integração de seus serviços para oferecer uma experiência de atendimento diferenciada que une o melhor das relações humanas com o mundo digital em prol da saúde.
“Temos em nosso DNA a determinação necessária para empreender e inovar constantemente, o que exige de nós permanecer atentos e prontos para as evoluções que o mercado, o setor de saúde e nossos clientes nos demandam. Nosso objetivo é seguir atuando, sempre com o olhar atento a oferecer cuidados em saúde que alinhem tecnologia, inovação e humanização, por meio de um portfólio de soluções que possam contribuir para uma jornada de saúde integrada, construindo um ecossistema que agregue valor ao paciente, impactando positivamente na qualidade de vida das pessoas, mas também à cadeia produtiva e às empresas, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais”, destaca Lídia.?
Outra mudança é a nova tagline que vai refletir a atuação ampliada da sua principal marca de serviços que passará a se apresentar ao mercado como Sabin Diagnóstico e Saúde contemplando o portfólio nas áreas de análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. O projeto contou com o apoio da agência de comunicação Ana Couto.
A nova arquitetura de marcas de serviços inclui a Amparo Saúde, serviço de atenção primária, que contribui para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas, linhas de cuidados coordenados, telemedicina dentro de uma jornada híbrida (remota e presencial). Como parceira das operadoras e empresas, a Amparo tem apoiado a redução dos custos com saúde e sinistralidade médica, bem como do absenteísmo, e a melhoria de desfechos clínicos.
Já a plataforma integradora de serviços, Rita Saúde oferece uma solução digital, integrando diversos parceiros da saúde como farmácias, médicos e outros profissionais, bem como promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência. Um projeto de inovação que nasceu em 2021 e hoje está expandindo sua atuação para atendimento a novas regiões.
“Este momento é mais um marco em nossa trilha de construção de um ecossistema de saúde onde inspirar pessoas a cuidar de pessoas encoraja a entregar nosso melhor a partir de parcerias e conexões estratégicas para a inovação e evolução da saúde. Como grupo, essa é a marca que queremos deixar no mundo”, conclui Lídia.?