Pela primeira vez uma organização brasileira de saúde estará entre os palestrantes do South by South West (SXSW), maior festival de inovação e tecnologia do mundo, realizado de 10 a 19 de março em Austin, no Texas. Sidney Klajner, presidente do Einstein, falará sobre um tema emergencial, cuja solução também reside no avanço tecnológico: a equidade em saúde.
Serão apresentadas “5 maneiras pelas quais a tecnologia pode promover cuidados de saúde mais equitativos”, especialmente em países socioeconomicamente vulneráveis como o Brasil. O objetivo é trazer a conversa sobre como as organizações podem responder de forma mais assertiva aos desafios de gestão e acesso à saúde para uma arena global da dimensão do SXSW.
“O Brasil é um dos países mais desiguais na área da saúde. Sua grande extensão territorial com difícil acesso e a distribuição assimétrica de recursos médicos de qualidade estão entre os principais motivos. As disparidades sociais também são acompanhadas da falta de saneamento básico, acesso à água potável e insegurança alimentar, fatores com impacto direto na saúde principalmente nas populações mais vulneráveis”, destaca Klajner. “O desenvolvimento de soluções tecnológicas reduz essas discrepâncias, especialmente quando se fala em levar acesso e compartilhar expertises nas mais diversas regiões. Isso certamente promove uma saúde mais equitativa”, diz.
Durante o festival, Klajner apresentará projetos criados e trabalhados pelo Einstein que têm a tecnologia como solução de promoção à uma saúde de qualidade, abarcando diferentes frentes, como: telemedicina para populações vulneráveis na região da Amazônia; consultoria médica digital para UTIs públicas; plataforma colaborativa para mapear e reduzir infecções multirresistentes em UTIs públicas; pesquisa, cruzamento de dados e intervenções sobre saúde mental na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo; e a criação de um centro de inovação na Amazônia focado em biotecnologia e na relação entre saúde e meio ambiente.