Nas últimas semanas, um termo vem ganhando o mundo: Inteligência Artificial. Depois da explosão de acessos ao ChatGPT, plataforma de perguntas e respostas construída a partir de recursos de inteligência artificial, esse tema vem sendo abordado nos mais diversos segmentos, inclusive na saúde. A IA é uma importante aliada dos programas de compliance, pois ajuda a identificar e mitigar riscos de forma rápida e precisa.
A Inteligência Artificial está mudando a forma como o setor de saúde enfrenta os desafios regulatórios e de compliance. Com a capacidade de processar grandes quantidades de dados em questão de segundos, a IA pode ajudar a identificar padrões e tendências que podem indicar possíveis violações internas ou de regulamentos, como infrações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo. Além disso, o recurso ajuda a melhorar a eficiência e a precisão do processamento de dados de pacientes, garantindo que as informações sejam mantidas de forma segura e confidencial, fator crucial para a área da saúde, uma vez que esse segmento lida com os chamados “dados sensíveis”.
Ademilson Costa dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Compliance em Saúde (Abracos), alerta que os softwares mais modernos permitem uma apurada mensuração de métricas, porém, isso só é possível a partir de uma boa aplicação de KPIs (Key Performance Indicator). “Não adianta a empresa usar uma ferramenta de IA sem antes desenvolver indicadores passíveis de serem acompanhados. O bom programa de compliance identifica quais são as KPIs cabíveis e possíveis para acompanhamento, e, aí sim, coloca a inteligência artificial ao seu favor”.
Outra vantagem do uso de AI é a possibilidade de automatização de tarefas repetitivas e burocráticas, como planilhas e relatórios, Essa substituição gera mais dinamismo e liberdade aos colaboradores para se concentrarem em atividades mais importantes. Isso ajuda a garantir que as empresas de saúde estejam sempre atualizadas com as últimas regulamentações e com o foco voltado ao cliente. “Quando podemos liberar um funcionário da construção de várias planilhas e colocá-lo para atuar com foco no cliente ou em outras soluções, estamos melhorando tanto a produtividade quanto a reputação. Isso é extremamente positivo”, explica Ademilson.