Personal branding para médicos? Entenda e aplique a estratégia
28/02/2023

2023 mal começou e apenas corrobora um movimento que já está ativo há alguns anos: a era da formação de opinião digital. A quantidade de geração de conteúdo (de qualidade ou não) é imensurável e todos (sem exceções) têm voz no ambiente digital.

No segmento de saúde, o mundo digital abriu um leque infinito de possibilidades e aproximou os corpos clínicos de seus pacientes. Por meio de plataformas, já é possível tirar dúvidas, manter contato, realizar consultas e até mesmo pesquisar a reputação de determinado profissional.
 

Por isso, o personal branding tem se tornado disciplina obrigatória para quem deseja se diferenciar. Em linhas gerais, essa disciplina aborda estratégias e ações de marketing para garantir que médicos, clínicas, consultórios e hospitais possam divulgar seus serviços, reforçando sua marca. Vale lembrar que, inclusive nesse momento, é preciso seguir as regras definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Segundo dados do Panorama das Clínicas e Hospitais 2023, pesquisa da Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, cerca de 44% dos entrevistados afirmam que terceirizam as ações referentes ao marketing e divulgações. No Panorama de 2022, esse índice era de 27%. 

Além disso, de acordo com pesquisas realizadas pela plataforma, 90% dos pacientes buscam informações de saúde na internet e 80% deles escolhem especialistas com base em avaliações de outros pacientes. Portanto, os profissionais de saúde que desejam se destacar, precisam apostar em estratégias eficientes e se atentar a pontos, como:

  • Entender o perfil do paciente: para conseguir traçar caminhos que tragam bons resultados, é preciso, antes, entender o perfil de cada paciente e, consequentemente, em quais canais eles estão. Somente assim será possível criar conexões genuínas, gerando maior engajamento;
  • Experiência é essencial: essa palavra tem norteado entregas de diversos setores e o da saúde não foge à regra. Portanto, proporcionar uma boa experiência é essencial para a sobrevivência de um negócio. Tal jornada do paciente pode ser aprimorada em diferentes pontos de contato, desde o agendamento online até o pós consulta;
  • Incentive opiniões: por fim, como citado anteriormente, o mundo digital dá voz a todos e é interessante incentivar o compartilhamento de opiniões. Dessa forma, outros pacientes conseguem entender a reputação de cada clínica, hospital e profissional do segmento.




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