Organização recebeu, pela quarta vez, certificação com Selo Ouro pela Planetree International – feito realizado por somente seis instituições de saúde em todo o mundo; Critérios contemplam desde a qualidade na interação paciente-equipe e acesso à informação até o modelo de atuação no cuidado da comunidade
O Einstein recebeu, pela quarta vez, o Selo Ouro de Excelência em Cuidados Centrados na Pessoa pela Planetree International. A organização é a única no Brasil a ter o mais alto nível da certificação, que reconhece a excelência na prestação de cuidados centrados no paciente, família, acompanhantes, colaboradores e médicos, com base em evidências e padrões. É, ainda, umas das seis em todo o território global que foi quatro vezes certificada com este selo.
“A saúde centrada na pessoa prioriza a participação ativa dos pacientes e suas famílias em todo o processo de saúde com ênfase na parceria, compaixão, transparência, inclusão e qualidade. Trata-se, entre outras coisas, de uma rotina de cuidados humanizada”, destaca Ana Merzel, Coordenadora do Programa de Experiência do Paciente do Einstein, um dos pilares da Experiência em Saúde.
De acordo com Ana, o reconhecimento atesta ainda a materialização do modelo de governança do Einstein, orientado pelo Quintuple Aim (criado pelo Institute for Healthcare Improvement – IHI, organização internacional sem fins lucrativos, referência global em segurança e qualidade), que tem como base premissas como experiência do cuidado, saúde populacional, redução de custo per capita, bem-estar dos profissionais de saúde e equidade.
Os critérios atendidos para obter a certificação abordam: interação e toque humano; acesso a informações como forma de aumentar a participação dos pacientes; ambientes de cura por meio da arquitetura; terapias complementares; espiritualidade; entre outros.
Entre os destaques de iniciativas do Einstein estão: políticas específicas centradas na pessoa, incluindo horários de visita não restritivos e uma política de compartilhamento de dados do prontuário médico com os pacientes; incentivo à participação de colaboradores em todos os níveis na implementação do cuidado centrado na pessoa; e revisão do desempenho da organização na experiência do paciente e medição desses indicadores.
Para a certificação, também é observado como a instituição envolve os pacientes em projetos para a melhoria da experiência em saúde. Outro exemplo do que é feito no Einstein são os Conselhos Consultivos de Pacientes e Familiares, uma estratégia que reúne lideranças, pacientes e profissionais para trabalhar de forma colaborativa nesse sentido. Outro aspecto importante é a forma como a organização oferece suporte a seus profissionais para que tenham voz na forma como o atendimento é prestado; e como atua para cuidar de sua comunidade, expandindo as fronteiras dos serviços de saúde.
“A Certificação Ouro sinaliza para seus pacientes e comunidade que o Einstein é uma organização em que o conforto, dignidade, empoderamento, autonomia e bem-estar do paciente e da família são priorizados como elementos-chave no fornecimento de serviços e atendimento clínico de alta qualidade”, comenta Susan Frampton, presidente da Planetree International.
O Einstein iniciou sua jornada com a Planetree em 2008, com treinamentos, adequação de fluxos e ambiente, e reforçando seu comprometimento em trabalhar de forma parceira com os pacientes e familiares por meio dos Conselhos Consultivos. Conquistou a designação Planetree em 2011, e, em 2018, recebeu a Certificação Ouro em Cuidado Centrado na Pessoa. Além disso, desde 2012, sedia o Escritório Planetree Brasil, representando a organização com a responsabilidade de preparar e auditar instituições de saúde que desejam ser certificadas no cuidado centrado na pessoa pela Planetree.
Sobre a Planetree International
A Planetree International é uma organização sem fins lucrativos que fez parceria com mais de 700 organizações de saúde em todo o mundo para um cuidado contínuo para transformar a forma como o atendimento é prestado. Empoderada por mais de 50.000 participantes de grupos focais compostos por pacientes, familiares e funcionários, e 40 anos de experiência trabalhando com organizações de saúde, a abordagem Planetree enfatiza a qualidade das interações humanas que ocorrem nos ambientes de saúde, a importância de conectar a equipe de saúde ao propósito e significado de seu trabalho e estratégias práticas para envolver pacientes e familiares como verdadeiros parceiros no cuidado. Esses elementos foram consolidados no Programa de Certificação em Cuidados Centrados na Pessoa®, que fornece às organizações um processo estruturado para orientar os esforços de mudança de cultura que geram melhorias nos resultados clínicos e operacionais. Com base nessa experiência, em 2017, a Planetree fez parceria com a Academia Nacional de Medicina para apresentar uma Estrutura Orientadora baseada em evidências para o cuidado engajado do paciente e da família.