A Johnson & Johnson MedTech disponibilizou o aplicativo gratuito Bari +, que conecta a pessoas com seu médico cirurgião e equipe multidisciplinar ao longo da jornada de tratamento da obesidade. A experiência engloba desde a primeira consulta até o acompanhamento pós-cirúrgico.
Inédita no país, a solução desenvolvida pela empresa CUCO Health, do grupo Raia Drogasil, e oferecida de forma exclusiva pela Johnson & Johnson MedTech, servirá como um hub digital para melhorar a experiência do paciente. O aplicativo oferece uma visão de todas as etapas da trilha, suportando-o com ferramentas como calendário para acompanhamento de consultas e exames, materiais informativos e educacionais sobre a obesidade e as doenças correlacionadas, acompanhamento de peso, entre outros benefícios.
Relacionado: Os desafios para uma saúde digital verdadeiramente conectada
A proposta do Bari + é ajudar tanto o paciente como o médico a construírem uma relação desde o primeiro contato para que a jornada de tratamento seja acompanhada de forma. O cirurgião bariátrico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e coordenador de cirurgia robótica na Santa Casa de Porto Alegre, André Bigolin, ajudou na criação da solução que, segundo ele, democratizará o acesso às informações sobre a obesidade, colocando o paciente no centro do cuidado durante o tratamento.
“Desenvolvemos o Bari+ com o conceito de protagonismo em mente. É comum o paciente se manter passivo ao longo da jornada de tratamento da obesidade, mas a ferramenta coloca a tecnologia a favor dele. Facilita o fluxo de informações e deixa o cuidado mais fluido e dinâmico com etapas baseadas na gameficação, o que ajuda a aumentar o engajamento”, diz Bigolin.
Para a equipe médica, algumas das vantagens do aplicativo é ter o acompanhamento e a interação do paciente no tratamento de ponta a ponta. Com o uso da tecnologia, o contato entre ele e o médico é mais rápido e prático, otimizando o trabalho do profissional de saúde, que consegue ter uma melhor gestão da clínica e suporte aos pacientes por meio da coleta de dados e percepções. Desta forma, é possível manter a qualidade do atendimento com ações focadas na necessidade de cada caso. “Esses fatores ajudam o paciente a se manter no tratamento mesmo após a realização da cirurgia bariátrica, evitando reincidências de ganho excessivo de peso e melhorando os desfechos clínicos”, afirma Bigolin.
O Bari + foi desenvolvido por um grupo multidisciplinar que contou com pacientes e mais de dez cirurgiões bariátricos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). É uma das iniciativas da Johnson & Johnson MedTech para acelerar a transformação digital na saúde.
Para o paciente, a interface garantirá a visualização completa desde a primeira consulta até a cirurgia bariátrica, de todas as infromações necessárias, como:
Já a versão do médico traz dados com o status e a evolução dos pacientes ao longo da jornada de tratamento, que ajudarão na tomada de decisão. Elepode cadastrar protocolos e exames, e enviar materiais personalizadospor exemplo.
Baixe o aplicativo, disponível nas versões para Android e IOS.