BP e Escala: um case de inovação na saúde
Parceria entre hospitais de excelência otimiza o processo de escala de profissionais.
31/01/2023

A BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo é referência em inovação na Saúde e tudo começa pelos bastidores. As escalas de trabalho das equipes que fazem o hub girar são geridas pelo sistema on-line do Escala, solução do Laboratório de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein.

Thelma Santos Pereira, responsável pela TI da BP, ressalta os benefícios de abandonar as escalas em papel. “Antes, acontecia de perdermos quem estava de plantão, porque os profissionais faziam as trocas entre eles e nem sempre essas mudanças chegavam a tempo de publicar a escala”, conta. “Agora temos um ganho muito mais assertivo no acionamento dos plantonistas.”

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Por meio do Escala, é possível criar e publicar escalas de trabalho e todos os colaboradores têm acesso a ela por aplicativo no celular. Trocas – que podem inclusive serem feitas pelos próprios plantonistas no app – e atualizações são emitidas em tempo real para todos, permitindo remanejamentos com antecedência e evitando desfalques na escala.

“É muito facilitador com relação também a tempo de fazer, eu posso deixar minha escala do ano inteira pronta”, coloca Thelma. Vinicius Lima, CEO do Escala, destaca que o propósito da ferramenta é justamente a otimização de recursos: “Nascemos no hospital, portanto está em nosso DNA tirar o fardo administrativo da gestão das escalas e liberar mais tempo dos profissionais de Saúde para o que mais importa: o cuidado”.

Inovação na Saúde: transparência e planejamento

parceria completa cinco anos. Das áreas médicas e administrativas, são cerca de 1.300 colaboradores que usam o Escala na BP. E a ferramenta foi de grande valia, inclusive, durante os momentos mais críticos da pandemia. A organização de escalas à distância foi feita com facilidade pelo sistema. Automaticamente, é possível saber quem está atuando presencialmente e quem está de forma remota. 

Para completar, a BP também encontrou no Escala um facilitador para gestão de pagamentos dos plantonistas. A solução conta com um painel financeiro inteligente, que pode ser configurado de acordo com as regras válidas para cada equipe e profissional. E daí, no final do mês, chega o relatório completo informando quanto cada um tem a receber de acordo com o que foi trabalhado. Fica tudo registrado.

“O Escala trouxe muito ganho para a BP”, resume Thelma. Com o propósito centenário de valorização da vida, a inovação presente na BP é mais uma forma de melhorar a vida das pessoas, entre colaboradores e pacientes. “Eu tenho as informações à pronta-mão, o paciente não precisa esperar, é possível acionar o médico rapidamente. O Escala atinge quem trabalha e, lá na ponta, também temos um ganho enorme para o paciente”, conclui a coordenadora.





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