A Geap Autogestão em Saúde completou 77 anos com a credibilidade reforçada no mercado de planos de saúde. A Fundação passou por um período de modernização da gestão, a partir de 2019, para reverter a forte crise econômico-financeira e superou a possibilidade de falência em poucos anos.
Quando assumiu, em 2019, a diretoria aplicou uma série de medidas urgentes para o saneamento e sustentabilidade da operadora. “Quando chegamos, com a liderança do nosso então diretor-presidente Ricardo Figueiredo, a Geap estava em direção fiscal instaurada pela ANS. Ao mesmo tempo em que nos deparamos com um desafio enorme, vimos uma oportunidade de transformar a Geap em uma referência no mercado”, explica o atual diretor-presidente da Fundação, Pablo Gontijo.
Durante cinco anos (2015 a 2020), a Geap ficou sob o regime especial de direção fiscal, mecanismo instaurado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para aquelas operadoras de saúde que apresentam “grave desequilíbrio econômico e financeiro”. Para contornar esse cenário, em apenas um ano, a diretoria adotou diversas ações, como cortes de despesas, cancelamentos de contratos desnecessários e ampliação da auditoria.
A gestão tem concentrado esforços para evolução dos resultados frente às exigências da agência reguladora para garantir a saúde econômico-financeira da Fundação. Os números demonstram a melhoria contínua do resultado da Geap, como destaca o diretor-financeiro da operadora, Claudio Lopes Barbosa. “No período de 2017 a 2022, a saúde financeira da empresa melhorou significativamente, evoluindo de um resultado negativo de R$ 388 milhões para um montante positivo de mais de R$ 1,9 bi, o que representa uma ampliação expressiva para suportar suas despesas”, detalha.
Geap/Divulgação
Entre as ações de gestão dos recursos da operadora, foi criada uma política de investimentos. “Pensando em fortalecer a segurança financeira da Fundação, de acordo com a nossa governança corporativa, criamos uma comissão de investimentos, a qual tem regras bem definidas, com foco na manutenção das reservas financeiras, sem descuidar da sustentabilidade”, ressalta Claudio.
A performance da Geap foi destaque no Anuário Época Negócios 360º de 2022. A operadora alcançou o 4º lugar em “Desempenho Financeiro” no ranking do setor Saúde, que avaliou 26 empresas de todo o Brasil. Foram considerados critérios como: saúde financeira, balanço patrimonial e indicadores e assuntos ligados ao tema mais discutidos pela liderança.
Em razão do saneamento das contas e eficiência da gestão, possibilitando reverter o resultado financeiro em favor do beneficiário, de forma sustentável, a empresa alcançou, em 2022, o menor reajuste nos planos desde 2013. Com a aplicação do reajuste de 2,26%, a Geap se manteve muito abaixo do índice estabelecido pela ANS, que chegou a 15,5%. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a Fundação reforça a missão de investir os recursos na melhoria dos serviços prestados em benefício dos assistidos.
Outro fator importante para promover a satisfação dos beneficiários é disponibilizar uma rede credenciada diversificada, de confiança, abrangente e de qualidade, garantindo a sustentabilidade sem comprometer o resultado na prestação de serviços. Em 2022, foram credenciados mais de 774 novos prestadores, sendo 27 hospitais. Hoje, a Geap conta com mais de 15,5 mil prestadores, em todo o território nacional.
“Na parte da rede credenciada, o foco não é a ampliação, mas o investimento na rede em si. Isso consiste não só em ampliar a quantidade de prestadores, mas, principalmente, cuidar da qualidade do atendimento”, afirma Pablo. “O trabalho é feito desde o processo de credenciamento, quando estabelecemos a parceria com nossos prestadores, passando pela regulação, agilizando as autorizações dos procedimentos até o faturamento, em que garantimos o pagamento pelos serviços prestados. O resultado desse processo é prestador satisfeito e beneficiário bem atendido.”
Esses fatores combinados contribuíram para a reversão da queda da carteira de beneficiários da Geap, que ocorria há anos. “Menores reajustes e qualidade na rede levaram à satisfação dos beneficiários, o que consequentemente colocou a Geap de volta à curva do crescimento”, destaca.
Geap/Divulgação
Conquistar novos patrocinadores, ou seja, órgãos públicos conveniados à Geap, também faz parte da estratégia da diretoria. Em 2022, foram assinados diversos novos convênios, com destaque para órgãos do Poder Judiciário. No período, se tornaram conveniados Geap os Tribunais de Justiça dos estados do Paraná (TJPR), de Roraima (TJRR), de Rondônia (TJRO), de Amazonas (TJAM) e de Tocantins (TJTO), o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT/SC), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), entre outros órgãos do Judiciário.
Outra consequência do trabalho de saneamento da gestão foi a parceria firmada com a ANS. Sendo a agência que trata da regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades dos planos de saúde no Brasil, a adesão dela ao convênio da Geap com a União reafirma a credibilidade da Fundação.
No total, as novas parcerias têm potencial de mais de 12 mil vidas e reforçam o crescimento da carteira da Geap.
A valorização dos colaboradores e um ambiente de trabalho saudável e positivo também é motivo de orgulho da Geap. Desde 2020, a empresa ostenta o selo de excelente empresa para se trabalhar, pelo programa de certificação GPTW (Great Place To Work). Em 2022, a Fundação alcançou o melhor resultado, com nota 89. “Todas essas mudanças só foram possíveis porque iniciamos um processo de reconstrução de dentro para fora, investindo no clima organizacional e valorizando nossos colaboradores. Prova disso foi que renovamos o certificado pelo 3º ano consecutivo”, orgulha-se Pablo Gontijo.
Diante dos números positivos e com as importantes conquistas dos últimos anos, a Geap Saúde se firma ainda mais no mercado de planos de saúde e deve seguir a curva de crescimento nos próximos anos, é o que projeta Pablo. “A Geap possui uma responsabilidade enorme. Temos quase 280 mil vidas de servidores públicos brasileiros e seus familiares como beneficiários. Essas pessoas fazem com que tenhamos a necessidade diária de evolução e esse é o nosso objetivo a cada dia. Com uma gestão inteligente, eficiente e humana é possível colher frutos e oferecer um serviço de excelência e é isso que projetamos para os próximos anos.”