As tecnologias de monitoramento remoto de pacientes são o tipo de plataforma digital de saúde que permite que os pacientes sejam determinados fora da visita clínica típica, em sua casa ou em sua comunidade. Por exemplo, pacientes com hipertensão que monitoraram a pressão arterial em casa e compartilharam suas leituras com o profissional de saúde obtiveram um controle significativamente melhor da pressão arterial.
A telemedicina pode ser de três tipos, que incluem monitoramento remoto, armazenamento e encaminhamento e serviços interativos em tempo real. A telemedicina reduz os riscos de infecção por contato direto de médicos e pacientes. A prática pode ser definida como o uso de tecnologias de telecomunicações para apoiar a prestação de todos os tipos de serviços relacionados a diagnósticos e tratamentos, geralmente realizados por médicos.
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Isso inclui, por exemplo, a realização de testes diagnósticos, o acompanhamento de perto do progresso do paciente após o tratamento ou terapia e a facilitação do acesso a especialistas que não estão localizados no mesmo local que o paciente reside. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Telemedicina como:
“A prestação de serviços de saúde, onde a distância é um fator crítico, por todos os profissionais de saúde usando tecnologias de informação para a troca de informações válidas para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e lesões, pesquisa e avaliação e para a educação continuada dos profissionais de saúde. Tudo no interesse de melhorar a saúde dos indivíduos e suas comunidades”.
O monitoramento remoto de pacientes permite que os provedores gerenciem condições agudas e crônicas e também reduzam o custo de viagem e o risco de infecção do paciente. A pandemia da Covid-19 forçou os provedores de saúde a adotar soluções de telessaúde acelerando a adoção de plataformas digitais de saúde.
O mercado de saúde remota representou US$ 8,45 bilhões em 2022 e está estimado em US$ 57,1 bilhões até 2032 e espera-se que registre um CAGR de 19,8%. O mercado de Saúde Remota é segmentado com base em serviços, aplicativos, usuários finais e região.