Hospital Unimed Chapecó é certificado internacionalmente
09/01/2023

Quando o assunto é excelência na prestação de serviços de assistência, o Hospital Unimed Chapecó (SC) sempre buscou alinhar-se aos mais respeitados parâmetros de atendimento. Após um longo período de implementação de projetos, adequação dos métodos de atendimento e remodelação das condições estruturais do hospital, no ano de 2017 a instituição foi certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), no nível máximo concedido pela acreditação nacional, sendo recertificada no ano de 2021.

A busca pela certificação em nível internacional foi então um caminho natural para manutenção e ampliação dos padrões de excelência já atingidos. Foi com esse objetivo que, em 2018, o Hospital iniciou o projeto para implementação dos critérios adotados pelo método de acreditação internacional QMentum, realizado pela Accreditation Canadá. Após uma rígida trajetória de adequação de processos, que ocorreu ao longo de dois anos, no ano de 2020 o Hospital Unimed Chapecó foi acreditado internacionalmente em nível Diamante (QMentum International Diamond), o que o coloca entre as principais instituições médicas do país.
 

A TRAJETÓRIA DE ACREDITAÇÃO QMENTUM

Para a coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde do Hospital Unimed Chapecó, Jussara Spagnol, “possuir a acreditação QMentum é um diferencial que equipara o hospital a outras unidades em nível mundial, pois é estabelecido um padrão com uma metodologia validada internacionalmente”. Em sua análise, além da redução de variabilidade, a implementação da metodologia reduz drasticamente as chances de que o paciente seja colocado em risco, garantindo segurança e a otimização dos processos de assistência médica.

 

Com avaliações realizadas trimestralmente, o projeto de implantação da metodologia QMentum ocorreu ao longo de dois anos, englobando processos que orientaram desde mudanças no detalhamento da identificação inicial do paciente até a verificação dos protocolos de higienização, passando também pelo gerenciamento e administração de medicamentos, controle de riscos e infecções e fortalecendo uma rigorosa cultura de segurança.

A sistemática utilizada pela acreditação possui como base orientadora o uso de Práticas Organizacionais Obrigatórias, também chamadas de ROPs (Required Organizational Practices). Organizadas em um manual que contempla as 32 práticas obrigatórias, as ROPs são divididas dentro de seis eixos temáticos, buscando assegurar a efetividade de sua implementação. De forma objetiva, cada ROP pode ser considerada como uma meta estabelecida e continuamente avaliada através de testes de conformidade que garantam a eficácia de sua implementação.

Além do acompanhamento trimestral da implementação do método na instituição, a fase final de certificação é realizada através do acompanhamento de um profissional canadense, que realiza presencialmente a avaliação da unidade hospitalar, acompanhado de um tradutor e de uma equipe complementar. Nessa etapa, o avaliador possui autonomia para realização de abordagens com qualquer pessoa que esteja na unidade, realizando questionamentos que comprovem a eficácia do método e de sua implementação.

O CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE E O CONTÍNUI PROCESSO DE MELHORIA

Conforme observam os membros do Núcleo de Qualidade em Saúde, o principal desafio observado na implementação dos métodos estabelecidos pela acreditação está na mudança de cultura de atendimento ao paciente, uma vez que o padrão internacional exige uma quebra de paradigmas das condutas que comumente são observadas na prática médica brasileira. Enquanto a cultura local coloca o médico no eixo central do atendimento, a cultura promovida pelo QMentum determina a observação do cuidado centrado no paciente, garantindo participação, autonomia e pleno conhecimento de cada etapa do tratamento.

Por fim, conforme avalia a coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde, é importante recordar que o processo de acreditação não é um método que se encerra no ato de certificação. A manutenção dos padrões de excelência, com aplicação de certificações, é um processo contínuo que objetiva evitar o desperdício de tempo, de dinheiro e de recursos.

O QUE É ACREDITAÇÃO QMENTUM

A acreditação QMentum International caracteriza-se como um método de avaliação dos serviços de assistência médica que tem como objetivo garantir a utilização dos melhores preceitos de gestão hospitalar e de práticas de atendimento que atestem a plena segurança do paciente. A metodologia de aplicação difere de outras acreditações já recebidas pelo Hospital Unimed Chapecó principalmente em seu nível de exigência, uma vez que os padrões internacionais de certificação são considerados rígidos e inflexíveis, não permitindo adequações ou modificações nas práticas consideradas obrigatórias.





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