Acessórios eletrônicos combinam dados de saúde e condicionamento físico
Empresas como Qualcomm, Apple (HealthKit), Google (Google Fit), Samsung (S.A.M.I.), Microsoft, Nike e Intel farão inovações nos equipamentos fitness e monitoramento da saúde
26/11/2014
Acessórios eletrônicos combinam dados de saúde e condicionamento físico
As vendas de acessórios eletrônicos fitnessdeverão chegar a 68,1 milhões de unidades em 2015, abaixo dos 70 milhões de unidades em 2014, segundo estimativa do Gartner

A empresa de pesquisa afirma que essa queda temporária será impulsionada por uma sobreposição na funcionalidade entre as pulseiras inteligentespor outros monitores fitness e smartwatches. Porém, de acordo com o Gartner, o mercado para pulseiras inteligentes e outros monitores fitness vai ressurgir em 2016, em virtude dos designs e modelos versáteis com displays de custo menor.
m geral os equipamentos fitness são usados para monitorar a saúde, assim como o condicionamento físico e o bem estar. De acordo com a diretora de pesquisas do Gartner, Angela McIntyre, os consumidores poderão integrar os dados da maioria dos dispositivos em uma única conta, em que seus dados poderão ser analisados por meio de computação cognitiva para fornecer insights úteis aos usuários. As iniciativas são financiadas pela Qualcomm, Apple (HealthKit), Google (Google Fit), Samsung (S.A.M.I.), Microsoft, Nike e Intel, entre outras empresas, que farão inovações nos equipamentos fitness e no monitoramento da saúde. Para Angela, essa tendência está criando uma infraestrutura para a combinação dos dados relevantes para a saúde e o condicionamento físico.

Os cinco principais formatos (form factors) de acessórios eletrônicos fitness são pulseiras inteligentes, relógios esportivos, monitores, cintas de monitoramento cardíaco e roupas inteligentes.

Os relógios esportivos e as cintas cardíacas estão bem estabelecidos, segundo Gartner, quando comparados com pulseiras inteligentes, que se tornaram populares pela primeira vez com o Jawbone Up, lançado em 2011. As estimativas apontam ainda que a categoria de vestuário inteligente tem o maior potencial de crescimento nos próximos anos, pois está emergindo da fase de testes. As camisetas inteligentes já estão disponíveis para atletas e treinadores de times profissionais. A previsão é de que as vendas de vestuário inteligente devam crescer de 0,1 milhão de unidades em 2014 para 26 milhões de unidades em 2016 (ver abaixo).
 
Worldwide Wearable Electronic Fitness Devices Shipments Forecast, 2013-2016 (Millions of Units)
 
Device Category 2013 2014 2015 2016
Smart Wristband 30 20 17 19
Sports Watch 14 18 21 24
Other Fitness Monitor 18 20 12 15
Chest Strap 11 12.1 8 7.3
Smart Garment 0.01 0.1 10.1 26
Total Market 73.01 70.2 68.1 91.3
Fonte: Gartner (Outubro de 2014)
 

O Gartner prevê que, entre 2018 e 2020, 25% das pulseiras inteligentes e outros monitores fitness serão vendidos em canais não pertencentes ao varejo. Durante esse período, as pulseiras inteligentes e outros monitores fitness serão oferecidos cada vez mais em academias de ginástica, provedores de itens para o bem estar, seguradoras, clínicas de emagrecimento ou funcionários, às vezes por preços subsidiados ou gratuitamente. 




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