Dasa: gigante do setor de saúde investe em inovação aberta e fechada
04/01/2023

Foram os avanços da tecnologia que permitiram a realização de diversas descobertas científicas que mudaram o curso da medicina e, consequentemente, da humanidade. Tendo como premissa que a inovação é primordial para a evolução do setor da saúde, a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, investe em projetos próprios e em parceria com empresas e startups para oferecer produtos e serviços que proporcionem a melhor experiência para as pessoas – profissionais de saúde e pacientes – ao longo da sua jornada de cuidado. 

Para Danilo Zimmermann, diretor-geral de tecnologia e transformação digital na Dasa, o investimento em tecnologia e as parcerias para a criação e oferecimento de serviços guiados por algoritmos, inteligência artificial (IA) e big data fazem parte da mentalidade de healthtech da empresa, conceito usado por startups atuantes no segmento de saúde cujo propósito principal é melhorar o setor por meio da tecnologia e da inovação. “Nós, certamente, possuímos a flexibilidade necessária para aderir a novas culturas e temos ousadia e determinação para ir além, tornando a saúde mais eficiente, acessível, sustentável e com mais qualidade”, comenta o executivo. 

 

De olho no futuro da saúde 

Como parte dessa missão, além de atuar fortemente no modelo de open innovation, este ano, a Dasa selecionou cinco startups para participarem do seu primeiro programa de aceleração de healthtechs, chamado Pulsa. Foram mais de 300 startups analisadas, em parceria com a Liga Ventures, com base em verticais como inovação assistencial e monitoramento da saúde individual, apoio à conduta médica, experiência phygital e personalização e cuidado. 

As startups escolhidas foram a Vigilantes do Sono, um programa digital de cura da insônia; a Hisnëk, assistente de saúde que faz a prevenção de doenças mentais; a Cor.Sync, uma solução de diagnóstico rápido e preciso de infarto na emergência hospitalar; a Hoobox Robotics, que desenvolve tecnologia para melhorar a jornada do paciente; e a Bloom Care, solução que olha para a jornada completa da saúde da mulher. 

Na mesma linha, a Dasa conta com um programa de imersão interno no universo das healthtechs, o Startup Lab, com o objetivo de capacitar a organização e os colaboradores para trabalharem com startups, além de oferecer treinamentos para profissionais a partir da média gerência. A companhia também possui um Fast Pass, com modelos pré-aprovados de contratos para tornar mais rápida a execução de acordos comerciais. 

Juliane Devaux, gerente de engajamento com startups da Dasa, garante que todas as áreas da corporação têm se beneficiado dessas parcerias. “Na prática, temos startups em toda a nossa cadeia de cuidado. Nos hospitais, otimizando fluxos e aquisições de materiais, e em diagnósticos, melhorando processos de exames e a experiência de pacientes. Com elas, também otimizamos as áreas de backoffice, como jurídico, compras, pessoas e cultura e o Nav”, afirma. 

 





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