Reputação online é fator decisivo para o sucesso de clínicas médicas
09/12/2022

O mundo digital se instalou há alguns anos e não há caminho de volta. Não há, atualmente, algum setor na economia mundial que não tenha passado por processos de transformação digital. O segmento da saúde, um dos mais essenciais para a evolução de uma sociedade, tateava tais mudanças digitais, mas se viu forçado a implementá-las em 2020, com a pandemia de Covid-19.

Demandadas principalmente pela mudança de comportamento dos pacientes, clínicas médicas tiveram que mergulhar no ambiente digital e atuar de forma estratégica com diversos canais de comunicação. Por isso, a reputação online se tornou item essencial para uma clínica de sucesso.

 

E isso engloba tudo o que se refere à marca e aos serviços oferecidos por ela na internet, impactando o atendimento aos pacientes e a imagem da empresa a longo prazo. O desafio de quem é o responsável pelo marketing das clínicas é como fomentar avaliações positivas dos clientes nesse ambiente tão dinâmico.

É preciso avaliar diversos aspectos, como a identidade visual, a comunicação, o relacionamento com a audiência e a credibilidade da marca da sua clínica no mercado. Para se ter uma ideia da importância, de acordo com pesquisas da Doctoralia, 90% dos pacientes buscam informações de saúde na internet e 80% escolhem um especialista com base na avaliação de outros pacientes.

Clínicas médicas devem traçar estratégias e entender onde seu paciente está. É necessário analisar se as pessoas que frequentam o consultório utilizam mais o Facebook ou o Instagram, por exemplo. A importância de traçar esse perfil ajuda a não desperdiçar esforços e tempo em canais que não sejam eficientes. Além disso, os conteúdos não devem focar apenas na divulgação dos serviços, mas também facilitar os agendamentos de consultas

É preciso ressaltar que a reputação online vai muito além de ter contas em redes sociais. Para melhorar a imagem da marca, é essencial criar boas conexões com as pessoas, oferecer conteúdos de qualidade e mostrar disponibilidade para tirar dúvidas.

Por fim, gestores de clínicas devem incentivar pesquisas de satisfação e, com isso, identificar melhorias que devem ser feitas nos próximos meses. Por  meio desse recurso será possível analisar itens como facilidade no agendamento; qualidade do atendimento; atenção da equipe; qualidade da estrutura e das instalações; acessibilidade ao espaço; eficácia dos resultados do tratamento; e recursos oferecidos na consulta médica. Para facilitar, já existem recursos automatizados para o envio de tais pesquisas aos pacientes, como a Agenda Doctoralia.





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