O Grupo Fleury, em parceria com a Illumina, acaba de doar 130 painéis de câncer de mama para o setor de genética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Os exames serão realizados em pacientes selecionadas pelo HC até dezembro de 2022.
Entre os exames de diagnóstico do painel está o sequenciamento completo dos genes BRCA1 e BRCA2, ambos de alta penetrância, assim como outros 23 genes com riscos relativos associados bem definidos pela literatura.
As síndromes de câncer hereditário são responsáveis por 5 a 10% de todos os diagnósticos de câncer e cerca de 10 a 15% dos pacientes com câncer de mama ou ovário são portadores de uma mutação germinativa em um dos genes associados à síndrome. O sequenciamento de nova geração tem a vantagem de analisar múltiplos genes de maneira simultânea.
“A presença de uma variante patogênica em determinados genes leva a um aumento do risco do desenvolvimento de determinados tipos de câncer. Os testes genéticos conseguem identificar se o paciente já nasceu com alterações hereditárias e quais as chances de desenvolver um tumor maligno no futuro. Quanto mais cedo ocorre esse diagnóstico, mais possibilidades existem para um tratamento personalizado, que resulte no desfecho clínico mais favorável ao paciente”, ressalta Miguel Mitne Neto, geneticista e gerente sênior de Genômica do Grupo Fleury.