A inauguração da unidade dedicada Dasa Oncologia na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), é mais um passo da maior rede de saúde integrada do país para facilitar a jornada do paciente oncológico em seu cuidado coordenado. Criada há dois anos, a marca Dasa Oncologia concentra investimentos em tecnologia, inovação, talentos, pesquisa e unidades para tratamentos cada vez mais personalizados e com melhores desfechos clínicos. De lá para cá, foram realizadas mais de 30 mil consultas oncológicas, 3 mil cirurgias e 57 mil infusões.
O modelo assistencial é baseado em medicina personalizada ao longo de linhas de cuidado, sendo suportado por clínicas próprias e parceiras, hospitais, unidades de medicina diagnóstica, genômica, serviços digitais e coordenação de cuidados, com monitoramento e navegação dos pacientes apoiados por inteligência de dados.
Atualmente, a Dasa Oncologia engloba 15 hospitais com recursos especializados e 29 centros de oncologia em todo o país. Sua gestão de saúde prioriza antecipação de diagnóstico e maior agilidade no atendimento, com navegação individualizada, apoiada pela plataforma digital Nav, para acompanhamento de pacientes, teleconsultas, agendamentos e resultados de exames. “O modelo já permitiu redução no tempo entre diagnóstico e início de tratamento de 60 para 15 dias, em alguns casos”, compara o diretor-geral de negócios hospitalares e oncologia na Dasa, dr. Emerson Gasparetto.
Outro diferencial da proposta de valor da nova unidade é a proatividade. Na área de diagnósticos, a aplicação de algoritmos de inteligência artificial na leitura de laudos de exames realizados com outros focos, como mamografias e ressonâncias magnéticas, permite identificar achados críticos e apontar a necessidade de acompanhamento especializado. “São milhares de resultados alterados por mês – uma vez identificados, o médico do paciente é contatado para tomar as medidas necessárias”, explica o dr. Gustavo Fernandes, diretor nacional de oncologia da Dasa.
Na Barra da Tijuca, são 8 mil metros quadrados de área construída, com 25 consultórios, 30 salas de infusão individuais, posto avançado de coleta laboratorial e salas de triagem, emergência, procedimentos e pequenas cirurgias. A unidade contará com Núcleos de Especialidades, com destaque para tumores de mama, geniturinários, de pulmão, gastrointestinais, ginecológicos, hematológicos, de cabeça e pescoço, neurológicos, sarcomas, de pele e ósseos.
Um dos destaques é a área de radioterapia, com o acelerador linear de partículas Varian Edge. O equipamento, de última geração, é o estado da arte para procedimentos que demandam altas doses de radiação em regiões delicadas, como pulmão, cérebro ou coluna vertebral. “É o único no Brasil. Em radioterapia a palavra-chave é precisão, evitando tecidos saudáveis”, detalha o dr. Fernandes.
A nova unidade no Rio de Janeiro se integra a outros espaços de tratamento de câncer, como o Centron, clínica especializada em onco-hematologia adquirida em abril pela Dasa e liderada pelo dr. Daniel Tabak, e a unidade oncológica do Centro Médico da Gávea do Hospital São Lucas Copacabana, liderada pelo dr. Luiz Henrique Araújo. Além da Barra da Tijuca, ainda estão previstas duas novas unidades na capital paulista (Alto de Pinheiros e Mooca), outra no Arpoador, no Rio, e na Asa Norte, no Distrito Federal.