ANS divulga raio-X das operadoras de planos de saúde
Qualificação das Operadoras
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) torna público o resultado do programa de Qualificação das Operadoras 2014 – ano base 2013, no qual consta a ‘nota’ de todas as 1,2 mil empresas de planos de saúde do País.
Paralelamente, divulga pela primeira vez em seu portal o painel de Dados Integrados da Qualidade Setorial, que é um raio X do setor. A divulgação tem o objetivo de conferir maior transparência, facilitar a escolha do consumidor sobre o plano que irá contratar ou possibilitar que ele cobre pelos serviços já contratados.
O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é conhecido como a ‘nota’ das operadoras. O resultado do IDSS demonstra que, de maneira geral, o setor vem mantendo o mesmo comportamento nos últimos três anos desta avaliação, que considera os dados disponíveis nos sistemas da ANS para análise em quatro dimensões.
São elas: Atenção à Saúde (que tem o maior peso, com 40% do valor de avaliação); Econômico-Financeira (20%); Estrutura e Operação (20%); e Satisfação dos Beneficiários (20%).
O IDSS é importante parâmetro para os 51 milhões de consumidores de planos de assistência médica e os 21 milhões com planos exclusivamente odontológicos avaliarem sua operadora. É divulgado por operadora, de acordo com o porte e o segmento da empresa, e varia de zero a um, e é composto pela média obtida em cada uma das quatro dimensões citadas.
No portal da ANS, o consumidor pode fazer a pesquisa referente a uma operadora específica ou verificar a lista com os resultados de todas as operadoras avaliadas e comparar os seus desempenhos.
Acesse a pesquisa por operadora.
Acesse a lista completa dos resultados das operadoras no programa de Qualificação (IDSS 2014)
Como são os dados Integrados da Qualidade Setorial
Com a finalidade de oferecer cada vez mais subsídios para uma decisão consciente na hora de contratar o plano de saúde, a ANS passa a disponibilizar um painel que reúne diferentes informações relacionadas à qualidade das empresas e dos serviços que elas prestam.
Exemplos: percentual de beneficiários que têm ao seu dispor hospitais com o certificado de Acreditação; índice de operadoras em dia com o ressarcimento ao SUS; e quantidade de planos individuais e coletivos em comercialização.
As informações que poderão ser verificadas no portal da ANS são: IDSS; proporção de beneficiários que possuem um ou mais hospitais acreditados em seu plano de saúde; proporção de hospitais acreditados na rede da operadora; quantidade de planos coletivos e individuais ativos (em comercialização) e proporção de beneficiários em planos individuais e coletivos ativos (em comercialização); situação da operadora no Programa de Conformidade Regulatória; situação em relação à adimplência ao Ressarcimento ao SUS; e operadoras com certificado de Acreditação.
A consulta está disponível em diferentes formatos para facilitar o acesso dos consumidores às informações: em planilha excel para busca individualizada; em planilha excel com a relação de todas as operadoras e seus resultados, o que permite diferentes filtros e análises para comparação; e em pdf, com a lista geral de operadoras em ordem alfabética.
Acesse o painel de Dados Integrados da Qualidade Setorial com todas as operadoras em atividade (arquivo pdf)
Consulta por operadora ou à listagem completa de Dados Integrados da Qualidade Setorial (arquivo excel)
Como é calculado o IDSS das operadoras
O programa de Qualificação das Operadoras propicia transparência sobre o desempenho das empresas que atuam no setor.
Todas as operadoras ativas e com beneficiários ao longo dos 12 meses de 2013 foram avaliadas pelo programa – é um total de 894 operadoras médico-hospitalares e 343 operadoras exclusivamente odontológicas.
As operadoras tiveram conhecimento dos resultados preliminares em julho e, assim, a oportunidade de formular questionamentos à ANS.
Foram analisados 30 indicadores, sendo 16 da dimensão Atenção à Saúde; 4 na dimensão Econômico-Financeira; 6 na dimensão Estrutura e Operação; e 3 na dimensão Satisfação do Beneficiário (20%).
A ANS constata uma evolução do setor com o aumento do percentual de beneficiários de operadoras médico-hospitalares situadas nas duas melhores faixas de IDSS – passou de 76% em 2011 para 83% em 2013. Também houve redução de 3% para 2% do percentual de consumidores em operadoras situadas nas duas piores faixas.
Houve, ainda, a melhora no desempenho das operadoras exclusivamente odontológicas. É constatada uma evolução de 76% para 92% de 2011 para 2013 no percentual de beneficiários em operadoras situadas nas duas melhores faixas de IDSS.
Nas duas piores faixas, observou-se redução de 4% para 3% no mesmo período.
Exemplos de indicadores analisados para o IDSS
Na dimensão Atenção à Saúde
Taxa de mamografia
Proporção de parto cesáreo
Taxa de internação hospitalar
Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças
Na dimensão Econômico-Financeira
Provisão de eventos ocorridos e não avisados
Liquidez corrente
Na dimensão Estrutura e Operação
Dispersão de serviços de urgência e emergência 24 horas
Dispersão da rede assistencial odontológica
Dispersão da rede assistencial hospitalar
Dimensão Satisfação do Beneficiário
Proporção de beneficiários com desistência no primeiro ano
Índice de Reclamações
Acesse a relação completa dos Indicadores da Qualificação das Operadoras 2014 – Ano base 2013
Veja a apresentação do Raio X da Saúde Suplementar