Central de Comando: eficiência no controle de gargalos na saúde
29/11/2022

Os problemas mais recorrentes enfrentados pelas organizações de saúde estão ligados à gestão hospitalar: orçamentos apertados, gastos hospitalares elevados, aumento do número de glosas que, durante a pandemia, chegou a mais de 70%, são alguns dos desafios que as lideranças precisam lidar cotidianamente.

No campo da inovação, o uso de dados na saúde se tornou fundamental, mas a realidade dos hospitais ainda é longe da almejada. Em levantamento realizado em parceria das associações Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), durante junho e julho de 2022, 24% dos gestores e líderes de inovação de hospitais privados afirmam que o grande desafio é a falta de interoperabilidade sistêmica.


Imagine ter toda uma situação de monitoramento de algum setor do hospital à distância, e poder solucionar qualquer problema sem estar no mesmo prédio. Multinacional especializada na transformação digital do setor, a MV desenvolveu o primeiro Command Center de gestão em saúde do Brasil. Lançado em 2020, o serviço é capaz de monitorar, em tempo real, todas as rotinas operacionais do hospital, oferecendo um atendimento mais rápido, assertivo e especializado para todos os usuários. 

“Otimizar recursos é possível e tecnologias para solucionar esses transtornos já existem e podem ser usadas a favor de qualquer instituição. Para garantir a segurança dentro do contexto hospitalar, uma central de comando se torna uma grande aliada junto a gestão.”, informa Eduardo Ceccon, gerente de Projeto em Command Center na Saúde da MV.

Para excelência na gestão é necessário que as tomadas de decisão sejam assertivas e focadas nos padrões de eficiência pré-definidos. Com a análise de dados imprecisos e falta de apoio de sistemas de gestão sólidos, isso é extremamente difícil. Uma central de comando estabelece esse monitoramento ao vivo de discrepâncias e inconformidades para agir ao menor sinal de quebra de comportamentos esperados. 

A central contribui com tomadas de decisão céleres e assertivas no cuidado com o paciente e na gestão hospitalar. Atualmente, o Command Center da MV está presente em diversas instituições espalhadas pelo País, entre elas os hospitais Unimed Caruaru, em Pernambuco; Unimed Sorocaba, em São Paulo; Santa Casa do Pará; Unimed Volta Redonda, no Rio de Janeiro; e Unimed Teresinha, no Piauí.

Com os recursos do Command Center, diversos padrões podem ser estabelecidos com dados do hospital, dos setores, dos pacientes, até funcionamento de aparelhos e monitoramento de UTIs. A leitura é feita em tempo real e alertas são emitidos caso o setor apresente algum problema ou necessite de um auxílio.

Mas, nem tudo se resume à automação. A plataforma também utiliza especialistas das diversas áreas de saúde, que conseguem ter uma análise máxima da situação e elaborar as melhores soluções, utilizando tecnologia baseada em algoritmos e inteligência robotizada para se comunicar com o sistema de gestão.

“O objetivo da central de comando não é impor maneiras de se trabalhar, mas operar em conjunto com a equipe do próprio hospital, aculturando especialistas e fornecendo sobre o que podemos entregar de melhor em termos de expertise de negócios.”, informa Eduardo Ceccon, gerente de Projeto em Command Center na Saúde da MV.

Através de um painel de evento de gestão, o Command Center reúne o monitoramento de qualquer setor do hospital, passando pela urgência até o administrativo, possibilitando identificar se um indicador está abaixo da média ou não.

 A prioridade da plataforma é sempre reconhecer os possíveis problemas ou ajustes a serem feitos.  Com a plataforma também é possível acompanhar o paciente desde o registro na recepção, do atendimento médico, até a sua saída da instituição. Isso garante uma visão 360º para prevê situações futuras de não conformidades assistenciais ou econômicas. 





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