Com a adoção de processos decisórios que privilegiam o consensual e onde os interesses coletivos se sobrepõem aos individuais, a PromonLogicalis levou o prêmio máximo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) logo na sua primeira candidatura.
Tendo apenas seis anos de vida, a empresa, que é uma das maiores no ramo de tecnologia da informação e comunicação (TIC), foi reconhecida pela maturidade de gestão com os agentes com quem se relaciona: colaboradores, acionistas, clientes, sociedade, meio ambiente e governo. "A satisfação com o prêmio é grande. Mas ele não é um fim. É só o começo. Ele formou uma grande meta corporativa na adoção dos processos robustos e flexíveis de gestão. E nos deu capacidade de estruturação para as mudanças de mercado", considera Rodrigo Parreira, CEO da PromonLogicalis no Brasil e da Logicalis Latin America.
Na avaliação da FNQ, a rapidez de respostas acertadas encontradas pela empresa e o processo de geração e compartilhamento do conhecimento também contaram em sua pontuação. "Trata-se de uma organização que tem impresso em seu DNA a busca pela excelência da gestão. O grupo se destaca pelo seu trabalho em times e o reduzido número de níveis hierárquicos", diz Gustavo Utescher, gerente de projetos da FNQ.
Resultado da joint venture entre a britânica Logicalis (60% do capital) e a brasileira Promon (40%), desde 2008, a PromonLogicalis tem o desafio de unir duas culturas e criar a sua identidade própria no mercado global.
No ano fiscal que se encerrou em fevereiro de 2014, apresentou receita líquida de R$ 928 milhões, 32% maior do que em igual período do ano anterior.
Na América Latina, a receita líquida consolidada cresceu 15% em dólar, para US$ 551 milhões. "De lá para cá, saímos de 10 para 250 clientes. De 150 para mil funcionários. Passamos a operar globalmente em 10 países. Isso tudo em meio às mudanças pelas quais passam o setor de TIC", afirma Parreira, que projeta um crescimento menor para 2015, de 10%, devido ao cenário de desaceleração econômica no Brasil.
O executivo vê um horizonte de novas demandas na área de TIC, o que, na sua opinião, exigirá reflexão estratégica sobre os processos, preparo dos colaboradores para um novo posicionamento de mercado, desenvolvimento de novas parcerias e a assimilação de novas tecnologias. Todas essas atividades envolvem forte dependência na aquisição e aplicação de novos conhecimentos.
"O que surpreende na PromonLogicalis é o seu conhecimento acumulado, que proporciona um diferencial competitivo. E a preocupação com a manutenção e o desenvolvimento desse conhecimento está incorporada na grande maioria de suas atividades. Isto é um fator-chave para o cumprimento da estratégia da organização", explica Utescher, da FNQ.
Para aprimorar essa estratégia, a empresa resolveu usar o processo de implementação das práticas de gestão e o prêmio como estímulos. "Resolvemos trabalhar neste ciclo para participar da premiação, o que gerou um documento franco e expôs a empresa e seus gaps - falhas -, e o que precisava ser mais bem trabalhado", admite Parreira.
"Todos se apropriaram das mudanças. Criamos uma Wikipédia na empresa para disseminar o conhecimento"
Com um grupo de 80 pessoas dedicadas à implantação do Indicador Nacional da Maturidade da Gestão (INMG) e do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade, sendo uma delas com dedicação integral, o diretor de qualidade, Ivan Cozaciuc, criou-se um sentimento de compromisso de todos.
As mudanças observadas foram a maior consciência da importância dos processos e o surgimento da percepção do real conceito de sustentabilidade e da relevância da gestão do conhecimento. "Isso tirou todo mundo de sua zona de conforto. E todos se apropriaram das mudanças em curso. Criamos uma Wikipédia dentro da empresa para disseminar o conhecimento", avalia Parreira.
Nessa direção, a empresa estruturou-se em torno dos critérios do MEG, que avaliam se as práticas e processos de gestão das companhias passam por melhorias e inovações ao longo do tempo e geram resultados satisfatórios para todos os públicos envolvidos.
Os resultados práticos estão na receita da PromonLogicalis, que cresce a taxas elevadas e muito superiores às do mercado e aos seus principais concorrentes. De 2011 a 2013, o avanço anual foi de 49%, 31% e 32%, respectivamente. A média de crescimento dos principais concorrentes ficou abaixo do número alcançado pelo mercado de TIC, que é da ordem de 11,4%, no mesmo período.
Em 2014, a PromonLogicalis foi reconhecida como empresa integrante do grupo de referência entre as participantes dos indicadores Ethos de responsabilidade socioambiental, e hoje possui índice de satisfação de clientes superior ao de seus concorrentes diretos, com Net Promoter Score de 70 pontos, superior à melhor colocada no ranking internacional do Temkin Group.
Em 2014, a PromonLogicalis foi reconhecida como a 9ª melhor empresa para se trabalhar no segmento de TI e telecom, de acordo com o Great Place To Work Institute.
Além da posição destacada no ranking, a avaliação das práticas em gestão de pessoas e ambiente de trabalho coloca a empresa em posição superior à das dez melhores de 2014.
Já a primeira pesquisa de engajamento global realizada este ano pelo Grupo Logicalis aferiu resultados superiores à Norma Global de TI para a PromonLogicalis Brasil em todas as categorias entre 39 países, sendo referenciada como "best in class".
A empresa se destaca ainda em eficiência logística, estando entre as cinco mais ágeis no seu segmento, conforme ranking estabelecido pela Infraero.
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