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Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)anunciou a
suspensão, a partir desta sexta-feira (14), da comercialização de 65 planos de 16 operadoras (sendo que 14 já tinham planos suspensos). Motivo: desrespeito aos prazos máximos de atendimento e negativas indevidas de cobertura. A punição completa o décimo primeiro ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da agência.
A lista de planos suspensos no último ciclo de monitoramento pode ser conferida no site da ANS.
Ao todo, os planos punidos possuem 586 mil consumidores. No total, foram recebidos durante o ciclo 12.031reclamações.
O número de queixas consideradas procedentes teve queda de 40% em relação ao ciclo anterior, indicando, para a ANS, que as punições anteriores induziram a um maior esforço no atendimento dos beneficiários. A maior redução foi constatada nas operadoras de grande porte (acima de 100 mil consumidores), que apresentaram queda de cerca de 60% no número de reclamações procedentes de um ciclo para o outro.
Planos de saúde suspensos nos últimos ciclos, mas que tiveram comprovada a melhoria no atendimento nos últimos três meses, serão reativados. São ao todo 81 planos autorizados pela ANS a voltar à atividade.
Dos conflitos procedentes no período avaliado, 87,4% foram resolvidos por mediação, segundo a própria ANS, maior índice desde o início do monitoramento.
A suspensão é uma ação considerada preventiva. Além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
Desde o início do programa de monitoramento, 1.017 planos de 142 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 847 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.