Fundo Pátria compra Grupo Elfa e continua apostando em saúde
Depois da Dasa, Sabará, Alliar, Natulab, o fundo de private equity fecha negócios com distribuidora de produtos farmacêuticos e hospitalares da Paraíba
12/11/2014
Fundo Pátria compra Grupo Elfa e continua apostando em saúde
O grupo paraibano Elfa, com 20 anos de mercado e mais de 500 funcionários, acaba de ser comprado pelo fundo de investimentos Pátria – conhecido na área de saúde por ter participado do processo de abertura de capital do laboratório Dasa. O próximo passo cabe ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) protocolar o acordo. 

Hoje o Elfa está consolidado em atividades de distribuição, importação de materiais cirúrgicos e comercialização de materiais para OPME, medicamentos atacadistas e varejistas. 

O investidor 
Depois de ter ficado à frente das operações da Dasa por cerca de dez anos, em 2011 a gestora de private equity optou por continuar no ramo de diagnóstico ao investir R$ 150 milhões para estratégia de expansão do Alliar Medicina Diagnóstica, que nasceu com uma agressiva política de parcerias e associações a laboratórios líderes em determinadas regiões. 

Neste último mês de outubro, a Alliar se fundiu com o CDB (Centro de Diagnósticos Brasil), rede com sete unidades laboratoriais em São Paulo. 

O fundo Pátria chegou a negociar a compra do Fleury junto com a Gávea, entretanto, a operação não vingou. 

Outros nichos do setor de Saúde também são alvo da gestora. O hospital Sabará é exemplo da modalidade de financiamento Built to Suit com o Pátria. Além deste, em 2013, aportes foram destinados a fabricantes de próteses MDT e a de medicamentos Natulab. 

Atualmente o Pátria possui um total de R$ 15 bilhões sob gestão. 




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP