Reclamações sobre negativa de cobertura saltam 440%
Notificações foram de 13 mil em 2010 para mais de 72 mil em 2013. Para agência, número reflete aumento da consciência (e do número) dos consumidores
04/11/2014
Reclamações sobre negativa de cobertura saltam 440%
Segundo um levantamento feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e obtido, por meio da Lei de Acesso à Informação, pelo jornal O Estado de S. Paulo, as negativas de atendimento comunicadas por beneficiários de planos de saúde quintuplicaram nos últimos quatro anos. O salto foi de cerca de 13 mil em 2010 para mais de 72 mil notificações em 2013.

Segundo o diário paulista, são cerca de 8 casos notificados por hora, no qual os clientes não conseguiram aval para a realização de procedimentos médicos ou exames. A alta registrada no período é de 440%.

Ouvido pelo jornal, André Longo, diretor-presidente da ANS, disse que os números refletem um aumento da consciência dos consumidores sobre seus direitos, além do aumento do número de beneficiários das operadoras. Hoje, disse, a ANS recebe mais queixas do que “todos os Procons do País”.

Desde 2011 a Agência definiu prazos máximos para atendimento, e cerca de um terço das reclamações de negativas tem relação com o descumprimento de prazos.

Em 2010, a média foi de uma negativa para cada 3.365 clientes, em um universo de 45,1 milhões de beneficiários. Quatro anos depois, com 50,5 milhões de clientes, a proporção foi de uma para cada 697 beneficiários.

* com informações do jornal O Estado de S. Paulo
 




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