Segundo um levantamento feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e obtido, por meio da Lei de Acesso à Informação, pelo jornal O Estado de S. Paulo, as negativas de atendimento comunicadas por beneficiários de planos de saúde quintuplicaram nos últimos quatro anos. O salto foi de cerca de 13 mil em 2010 para mais de 72 mil notificações em 2013.
Segundo o diário paulista, são cerca de 8 casos notificados por hora, no qual os clientes não conseguiram aval para a realização de procedimentos médicos ou exames. A alta registrada no período é de 440%.
Ouvido pelo jornal, André Longo, diretor-presidente da ANS, disse que os números refletem um aumento da consciência dos consumidores sobre seus direitos, além do aumento do número de beneficiários das operadoras. Hoje, disse, a ANS recebe mais queixas do que “todos os Procons do País”.
Desde 2011 a Agência definiu prazos máximos para atendimento, e cerca de um terço das reclamações de negativas tem relação com o descumprimento de prazos.
Em 2010, a média foi de uma negativa para cada 3.365 clientes, em um universo de 45,1 milhões de beneficiários. Quatro anos depois, com 50,5 milhões de clientes, a proporção foi de uma para cada 697 beneficiários.