Uma plataforma web em que o paciente pode não só acessar resultados de exames laboratoriais e de imagem, mas também ao prontuário médico, com histórico de atendimentos ambulatoriais, internações, uso medicamentos e cirurgias. Esse é o objetivo do
Portal do Paciente, website do Hospital Sírio-Libanês que busca incluir o paciente na gestão do próprio cuidado, e que acabou de entrar no ar.
Para o hospital, o Portal do Paciente faz parte de uma política de transparência no trato das informações, de forma a tornar o paciente um sujeito ativo na gestão da própria saúde.
As informações são acessíveis com login e senha individuais, criptografados e intransferíveis, de computadores ou aparelhos móveis – um aplicativo foi desenvolvido e deve estar disponível em breve tanto para iOS e Android. É possível ainda atualizar dados cadastrais ou fazer o pré-agendamento de exames. No campo “Registro Pessoal de Saúde” é possível acessar o prontuário e as passagens do paciente pela instituição.
O objetivo é oferecer ao paciente formas de avaliar, com auxílio médico, qual a melhor forma de cuidar da própria saúde. Segundo Margareth Ortiz de Camargo, superintendente de tecnologia da informação do Hospital Sírio-Libanês, a plataforma foi desenvolvida para ser amigável e intuitiva, facilitando a navegação e o acesso às informações, e os dados ficam armazenados em data center próprio.
Antonio Carlos Onofre de Lira, superintendente técnico-hospitalar do Sírio, diz que o estímulo à participação do paciente no próprio cuidado, utilizando sistemas informatizados, é uma “tendência sem volta”.