O cuidado com a saúde dos recém-nascidos tem grande importância para a redução da mortalidade infantil e o contato com doenças das quais eles ainda estão vulneráveis. A UTI Neonatal e a UTI Pediátrica são espaços destinados para cuidar dos bebês desde as primeiras horas de vida e, também, dar suporte aos pais. Ambas as alas são estruturadas com aparelhos que permitem acompanhar o desenvolvimento e o crescimento saudável das crianças.
Em 2016 foi inaugurada a ala de UTI Neonatal na Unimed Chapecó (SC), com cinco leitos para atender a demanda da época. Com o crescimento populacional da região, em 2020 iniciou o processo de ampliação do setor e em maio de 2022 mais cinco leitos foram abertos, totalizando dez leitos disponíveis. No mesmo período ocorreu o processo de planejamento para construção da UTI Pediátrica. Atualmente, está estruturada para funcionar com dez leitos, sendo cinco leitos operacionais disponíveis e com a possibilidade de abertura de novos leitos vinculados às necessidades do serviço à população. Anteriormente, o atendimento para bebês a partir dos 29 dias até crianças de 13 anos era realizado na UTI Geral, com acompanhamento de médicos pediatras intensivistas.
Conforme a coordenadora de enfermagem da cooperativa médica, Telma Scarsi, a elaboração do processo de ampliação iniciou com o mapeamento da área física para as unidades e, posteriormente, foi realizada a aquisição dos equipamentos e materiais, além da contratação de profissionais para atuar nas unidades. “Os equipamentos utilizados nas UTI Neonatal e UTI Pediátrica, são o que há de mais moderno na área, incluindo incubadora Fanem Duetto (versão tecnologicamente avançada) e berço de reanimação neonatal com Baby Puff. Para assistência respiratória, as unidades contam com equipamentos Evita V300 e V600 e ventilador Babylog VN 500, que possibilita uma ventilação de alta frequência, entre outros equipamentos de alta complexidade”.
De acordo com a pediatra e coordenadora da UTI Pediátrica da Unimed Chapecó, Dra. Luciana da Silva Carreira, essa ampliação era necessária em virtude da cooperativa médica abranger uma ampla área de atendimento na região Oeste catarinense. “Aqui temos a única UTI Pediátrica privada num raio de abrangência de 400 km, inclusive já sendo unidade de referência para demais complexos hospitalares da Unimed em outros Estados”. A médica destaca também que os serviços de UTI Neonatal e Pediátrica são de extrema importância para todos os beneficiários da região, pois garantem a segurança e a excelência na assistência para os que necessitam do serviço.
Além de médica cooperada da Unimed Chapecó, há dois anos, a pediatra Dra. Camila Luiza Biazi Sales, é coordenadora da UTI Neonatal. Para ela a nova estrutura possibilitou às mães que possuem bebês doentes ou prematuros mais segurança. “A UTI Neonatal atende até 28 dias de vida e a UTI Pediátrica a partir de 29 dias até 13 anos 11 meses e 29 dias. Em ambos os setores estão disponíveis os melhores equipamentos do mercado e uma equipe multidisciplinar capacitada para oferecer o melhor atendimento às famílias e seus filhos”.
“Os serviços de ampliação representam uma idealização antiga da Unimed Chapecó. Essas melhorias são constantes, principalmente, porque a demanda aumenta a cada dia. Precisamos atender a todos com excelência e desempenhando sempre o melhor trabalho, além de assegurar nossa referência em alta complexidade. Atuamos para oferecer um cuidado personalizado, com qualidade assistencial e humanizada”, finaliza o médico do trabalho e presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti.