As unidades hospitalares da rede Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) implantaram uma Central de Monitoramento Hospitalar, projeto que acompanha, em tempo real, ações vinculadas ao atendimento, tratamento e acompanhamento de pacientes de dez hospitais localizados no estado. A iniciativa é coordenada pela Amed Saúde, empresa especializada em gestão hospitalar.
Segundo o coordenador médico dos Pronto Atendimentos da rede de hospitais Cassems, Alessandro Falchembak, a Central de Monitoramento Hospitalar amplia a segurança do paciente e traz melhorias para a qualidade da assistência à saúde. O maior ganho, segundo o médico, fica por conta da sistematização e organização em tempo real das atividades realizadas nas unidades hospitalares, auxiliando principalmente na consciência situacional dos colaboradores.
“A Central de Monitoramento dá um norteamento dos principais objetivos do dia, auxiliando toda a equipe a realizar com maestria suas funções, minimizando drasticamente erros clínicos, salvando, assim, mais vidas,” explica Falchembak.
A central auxilia ainda na análise de eventos adversos, identificando oportunidades de melhoria em processos para evitar a recorrência de episódios graves. “O uso de um sistema de gestão hospitalar garante ferramentas e indicadores capazes de identificar, em cada um dos processos, quais são os principais perigos que existem em relação à assistência ao paciente”, conclui.