Um dos seis hospitais de excelência do Brasil, reconhecido pelo Ministério da Saúde, e um dos três melhores da América Latina, segundo ranking das revistas América Economia e Newsweek, o Hospital Moinhos de Vento projeta iniciativas de ampliação dos serviços e investimento em pessoas e transformação digital nos próximos anos. Em linha com seu novo planejamento estratégico, lançado em abril, a Instituição anunciou uma reestruturação em sua governança corporativa.
Foram anunciadas duas novas superintendências, que se somam a outras cinco que compõem o Comitê Executivo da instituição: a Superintendência de Responsabilidade Social e Governos, liderada por Luis Eduardo Ramos Mariath; e a Superintendência de Estratégia e Mercado, conduzida por Melina Moraes Schuch.
“A criação destas novas estruturas vem para agregar e ir além em nossos objetivos estratégicos. Estamos em um momento bastante positivo — e essas nomeações reforçam esse crescimento, buscando qualificar ainda mais o trabalho que prestamos à sociedade e à saúde”, celebrou o presidente do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Bier De Araújo Corrêa.
Para o CEO da Instituição, Mohamed Parrini, o hospital está em sintonia com as grandes transformações do setor saúde. “Em menos de cinco anos, houve uma mudança muito significativa neste mercado — o surgimento da Inteligência Artificial, o metaverso, a internet das coisas, entre tantas outras inovações que irão mudar o comportamento das pessoas. Nós estamos prontos para este novo cenário e os novos superintendentes são pessoas plenamente conectadas aos nossos valores e história”, enfatizou.
Novas parcerias
Desde dezembro de 2020, Mariath liderava a Superintendência de Responsabilidade Social que, agora, recebe também a relação com governos. O executivo pontua que, à frente da nova liderança, atuará para fortalecer parcerias e conexões com o setor público, instituições e entidades representativas. “Temos muito mais a fazer pelo Brasil, cuidando das pessoas e transformando vidas para melhor, com a excelência que marca o Moinhos”, disse.
Um dos destaques da área foi a criação do Instituto Moinhos Social, em 2021, que congrega as iniciativas em favor das populações vulneráveis, com ações nas áreas de educação, saúde, esporte e cidadania. O hospital também integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que realiza estudos, projetos e capacitações que qualificam o atendimento do SUS.
Entre as entregas, está o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), inaugurado em 2014, atendendo a uma demanda histórica de Porto Alegre. Grande parte dos profissionais da instituição foi composta por moradores da região, que também receberam qualificação do Moinhos.
Transformações do mercado
Para atuar nas transformações do setor e do futuro da saúde, a Superintendência de Estratégia e Mercado vem com foco em inovação e visão estratégica de longo prazo, ampliando a atuação nacional da instituição. “Temos objetivos bem definidos, buscando reforçar nossa excelência não apenas na assistência, mas também na educação e pesquisa”, afirma Melina Moraes Schuch.
A executiva, desde 2021, era Gerente de Estratégia, Inovação e Marketing, liderando iniciativas como a criação do Centro de Inovação Atrion Moinhos. A plataforma foi estabelecida para conectar empresas e startups na área da saúde, integrada à infraestrutura do hospital.
Na área da educação e ciência, a instituição ampliou os espaços de seu Instituto de Pesquisa, com mais de 200 m² dedicados aos trabalhos científicos, que hoje somam mais de 130 estudos ativos com cerca de 200 pacientes. Além disso, neste semestre, será inaugurada a nova sede da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento. O espaço, com 2.627 m², terá capacidade de receber mais de 1.200 alunos por dia, contando com 10 salas de aula, reprodução de um hospital e salas de simulação realística.