Com mais de 18 mil casos registrados no mundo, quase 2.500 confirmados no Brasil, e o cenário de transmissão comunitária da varíola do macaco nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, aumenta também a urgência de compreensão da doença viral.
Para contribuir com pesquisadores, profissionais da saúde e o público em geral, a Elsevier lançou o Monkeypox Information Center – que será atualizado de forma contínua com as últimas informações de pesquisa sobre o vírus e a doença. “Assim como foi na pandemia de Covid-19, que lançamos um hub para contribuir com os profissionais e a sociedade, criamos agora um hub sobre a varíola do macaco como forma de apoiar o avanço na pesquisa neste tema, que se tornou uma emergência de saúde pública internacional”, explica Ana Luisa Maia, gerente para Instituições Acadêmicas e de Governo no Brasil da Elsevier.
Além disso, centenas de artigos de revistas e capítulos de livros relacionados ao vírus monkeypox (varíola do macaco) estão disponíveis gratuitamente na plataforma ScienceDirect, para uso durante o surto atual. Aos pesquisadores, a plataforma disponibiliza pesquisas e informações clínicas relevantes sobre o tema de todas as revistas científicas e médicas da Elsevier, incluindo recursos clínicos para profissionais de saúde.