Telemedicina
Esse recurso oferece suporte diagnóstico de forma remota. Por meio da telemedicina, o paciente, da sua casa, tem acesso à interpretação de exames e à emissão de laudos médicos a distância, através de softwares e aplicativos de interação online. A pandemia destacou a telemedicina como vantajosa a médicos e pacientes por se tratar de um atendimento remoto, mas há muitos outros benefícios. Entre eles a otimização de tempo, já que os dados dos pacientes ficam armazenados em sistemas de rápido acesso a profissionais autorizados. Todo o processo é realizado por meio de um software ou site seguro com certificação e criptografia de conteúdo.
Aplicativos de gestão de escalas
Seja para garantir a eficiência dos atendimentos presenciais ou remotos, gerir o quadro de profissionais de saúde nas instituições se torna um processo bem menos complexo com o auxílio de aplicativos de gestão de jornadas e escalas de trabalho.
Configuradas com as regras válidas na empresa, essas ferramentas evitam que os profissionais trabalhem além do previsto. Isso contribui com menos horas extras e desgaste das equipes, sem contar a economia de tempo, já que esses recursos montam em poucas horas a escala ideal de acordo com a demanda.
No Hospital Israelita Albert Einstein, por exemplo, é utilizado o Escala. A ferramenta pode ser acessada até pelo celular de cada colaborador, que visualiza em tempo real as mudanças na sua escala e pode solicitar trocas e folgas pelo próprio aplicativo. É facilidade para as equipes e um atendimento ainda melhor aos pacientes, já que a instituição fica mais organizada.
Inteligência artificial
Ferramentas de inteligência artificial (IA) analisam dados com precisão. Isso permite, por exemplo, auxílio no diagnóstico de doenças e na indicação de tratamentos, o que contribui efetivamente com o diagnóstico precoce, um grande aliado de médicos e pacientes, que aumenta expressivamente as chances de cura.
Aplicativos de acompanhamento de pacientes
Além de tantos facilitadores para os profissionais, por que não contar com ferramentas que os pacientes possam utilizar por conta própria para registrar sintomas e ter acesso a informações sobre a sua saúde? Esse tipo de aplicativo se destaca especialmente no contexto de doenças crônicas, que precisam de tratamento recorrente, e são boas alternativas de centralização de informações e oferta de autonomia ao paciente.
Em decorrência do crescimento desses e tantos outros recursos de tecnologia na saúde, uma das grandes tendências para os próximos anos são os hospitais inteligentes. Estamos falando de locais com uma infraestrutura conectada com dispositivos médicos inteligentes, tudo para melhorar a experiência do paciente e dos próprios colaboradores dessas instituições, otimizando processos e contribuindo com toda a sociedade.
_____
*Vinicius Lima é CEO do Escala App.