A unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz foi acreditada pela Joint Commission International (JCI) - criterioso selo que atesta a qualidade do atendimento hospitalar e da segurança do paciente.
Para obter a acreditação, o Hospital, que fica no Itaim, passou por um longo processo de preparação, que durou cerca de três anos. No período foram realizadas diversas auditorias educativas e simuladas e atividades com pacientes, familiares, funcionários, lideranças e setor administrativo do hospital.
Para o diretor regional de São Paulo, da Rede D’Or São Luiz, José Jair Arruda Pinto, no decorrer do processo foram fortalecidas a cultura de qualidade e segurança do paciente. A meta é a assistência focada no paciente, no tempo adequado, eficiente, equânime, efetivo e seguro, tudo em de acordo com metas internacionais de segurança, consideradas um alicerce na manutenção do cuidado.
Para monitorar a efetividade da implantação dessas metas, a unidade estabeleceu indicadores de qualidade e gerenciamento de risco, grupo que identifica pontos a serem trabalhados e que estabelece planos de ação junto com os gestores. “Apresentamos os resultados aos colaboradores que participam diariamente do cuidado e há atuação constante da Educação Continuada em campanhas envolvendo toda a instituição”, complementou Arruda Pinto, em comunicado.
Segundo ele, a partir dessa conquista o hospital segue um plano continuo e cada vez mais aprimorado.
Sobre a unidade
-Área de aproximadamente 35.500m²
-372 leitos, sendo 203 de hospital – 141 apartamentos, 52 leitos de UTI Adulto e 10 leitos de semi-intensiva – além de 18 salas no centro cirúrgico. Na maternidade são 169 leitos – 95 apartamentos, 14 leitos na semi-intensiva, 55 leitos na UTI neonatal e 5 na semi-intensiva Neonatal – além de 10 salas de parto e 2 suítes para parto normal.
-Seis andares com capacidade de realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos
-Pronto-Socorro atende cerca de 13 mil consultas/mês, e o centro cirúrgico realiza 1,5 mil cirurgias mensais
-Maternidade realiza 9 mil partos por ano