A eMed, empresa desenvolvedora de ERP em nuvem para clínicas médicas, migrou uma parcela de seus atendimentos para o WhatsApp. Com uma média de mil chamados por mês, 30% deles já são realizados pelo novo canal, que tem gestão da Anna, uma plataforma de relacionamento automatizado que utiliza o WhatsApp, Messenger, Telegram e chat.
“Pensamos então que era preciso estar dentro do WhatsApp, ferramenta de comunicação que está presente na vida de todos os nossos clientes. Mas não bastava apenas disponibilizar um número e esperar os contatos. O objetivo da eMed com o projeto era trazer mais inteligência para cada atendimento”, explica o diretor da eMed, Alexandre Jacobi Pereira.
A plataforma começa o atendimento, pede os dados do cliente e valida o seu cadastro. O segundo passo é apresentar um menu onde a pessoa escolhe com qual setor deseja conversar: financeiro, comercial ou suporte, entre outros. A solicitação é encaminhada para o departamento, que continua o atendimento. “O melhor resultado, sem dúvidas, foi a profissionalização do atendimento. Temos excelentes resultados”, conta Alexandre.
A rápida resposta anima o gestor, que espera concentrar 80% do volume de solicitações no WhatsApp nos próximos meses. A empresa também comercializará a plataforma de relacionamento para as clínicas médicas que utilizam o sistema de gestão. “O propósito é ser um hub de serviços na área de saúde, oferecendo uma solução completa e que trará ainda mais satisfação para os nossos usuários”, conta o gestor.
“Após a pandemia, o WhatsApp se tornou ainda mais uma realidade no dia a dia das pessoas, independente da faixa etária. As pessoas passam em média 2 horas por dia no WhatsApp resolvendo inúmeras tarefas, como compras online, vendo o grupo da família, do trabalho, da escola do filho, entre outras atividades. Sendo que uma dessas atividades certamente pode ser o agendamento ou a confirmação de uma consulta, pois para o paciente a ferramenta serve como um facilitador nesses momentos. Eu acredito que com a parceria com a eMed vamos conseguir oferecer diversos serviços que vão agilizar a vida não só do paciente, mas também resolver gargalos de atendimentos que muitas clínicas estão sofrendo com as altas demandas de atendimentos”, conclui Danilo Andrade, gerente Comercial da AnnA.