Uma das maiores barreiras para a evolução do setor da saúde é a dificuldade de acesso a registros de dados clínicos. A ineficiência na gestão de dados é uma realidade nos centros hospitalares e em clínicas. Em geral, dados estão no papel, espalhados por consultórios e hospitais, ou dentro de servidores, em planilhas de excel. Com isso, pacientes não conseguem ter um serviço de qualidade e acabam insatisfeitos,sem a posse de seus próprios dados, e clínicas perdem recorrência por não atenderem bem os usuários de seus serviços.
Com a proposta de facilitar a gestão de dados e ampliar o engajamento das pessoas com a saúde, os empreendedores Luis Albinati e Danilo Gaspar criaram a Vitalicia, uma plataforma de comunicação em que os usuários podem armazenar todo seu histórico médico, com garantia de privacidade e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e compartilhar suas informações com profissionais da saúde ou familiares. Em apenas dois meses, a plataforma já conta com mais de 30 mil usuários.
A segurança é um dos diferenciais da Vitalicia, tanto do ponto de vista da preservação de dados, quanto do acesso às informações. O acesso ao histórico armazenado pode ser visualizado pelo próprio paciente, que é o dono da informação e autoriza sua visualização para o médico ou clínica. Com isso, profissionais da saúde podem tomar decisões mais acertadas e coerentes, de acordo com o histórico em cada caso.
“Nosso desejo é trazer tecnologia ao setor da saúde e construir soluções que mudem positivamente a rotina de clínicas e o atendimento de quem usa seus serviços, agilizando processos e otimizando o acompanhamento das necessidades específicas de cada paciente. Esse é um mercado gigante e mal assistido e queremos reescrever essa história”, afirma Luis Albinati, CEO e fundador da Vitalicia.
As soluções da healthtech também buscam melhorar a experiência dos pacientes ao usar o serviço de clínicas. Uma delas é uma solução automatizada omnichannel que conecta e unifica os canais comuns de comunicação usados por esses estabelecimentos, como e-mail, chat, Facebook, WhatsApp e Instagram, oferecendo uma experiência de atendimento consistente e eficiente em todas as plataformas de mensagem.
O sistema também coleta dados dos pacientes, permitindo que clínicas tomem decisões focadas na conveniência do usuário, e dá acesso a relatórios estratégicos sobre tempo de resposta, quantidade de mensagens enviadas, pesquisas de satisfação, entre outros indicadores, atuando como uma ferramenta de engajamento e retenção.
A Vitalícia foi criada em 2021 e, em junho do ano passado, fez sua primeira captação de investimentos, liderada pela Iporanga Ventures com médicos e executivos do setor, para desenvolver seu protótipo. Os fundadores da Vitalicia participam do programa Latitud e a startup também faz parte do ecossistema da Eretz.bio do HIAE sem qualquer vínculo de investimento ou participação na empresa.