Unimed Catanduva implementa Bird ID para acelerar digitalização dos processos hospitalares
07/07/2022

Seguindo a tendência do setor de saúde, que tem se tornado cada vez mais digital com a telemedicina e inovações para otimização dos processos, a Unimed Catanduva (SP) acaba de implantar a solução de assinatura digital Bird ID, que é integrada ao prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), como parte do processo de digitalização do hospital. Com a solução desenvolvida pela Soluti, IDtech especializada em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas, é possível agilizar as operações, reduzir custos e eliminar o uso do papel e gestão manual, sempre com a segurança de uma assinatura digital certificada.

O projeto de implementação prevê a entrega de um modelo híbrido de assinaturas, que inclui: Assinatura Eletrônica Qualificada, que utiliza o Certificado Digital em nuvem Bird ID, regulamentado pelo ICP-Brasil, para os médicos; e Assinatura Avançada, que está associada em processos e transações com o poder público ou em meios de autenticação, para os demais profissionais e equipe assistencial do hospital.

Segundo Júlio Mendes, diretor Comercial da Soluti, “com o Bird ID, é possível eliminar a necessidade da assinatura física e carimbo dos profissionais, assim como o uso de tokens ou smartcards, evitando os riscos de perda de dados. A instituição também pode arquivar o prontuário de forma 100% digital, com a substituição do Serviço de Arquivo Médico (SAME), reduzindo os custos operacionais e de armazenamento. Além disso, todo o processo com o certificado garante a autenticidade, confiabilidade e integridade da assinatura com o não repúdio”.

Para Marco César Peruchi, diretor superintendente da Unimed Catanduva, com a assinatura digital, o hospital prevê adequar a qualidade, ampliar a segurança das informações, além de colaborar com a sustentabilidade. “Esperamos organizar os processos e otimizar a rotina de trabalho, reduzir gastos administrativos e trazer mais agilidade no acesso e compartilhamento dos documentos, com o intuito de oferecer uma melhor experiência ao paciente e um atendimento de qualidade. Sem falar que a digitalização reforça nosso posicionamento como uma empresa sustentável, já que deixamos de realizar milhares de impressões em papel diariamente”, afirma.

Peruchi destaca que a escolha da Soluti se deu, principalmente, pela segurança dos dados e facilidade de uso da solução. “Com o objetivo de trabalhar com aplicação de identificação digital e criptografia por meios eletrônicos, procuramos uma empresa que pudesse nos trazer confiabilidade e segurança na guarda desses dados. Avaliamos a experiência de outras instituições que já dispunham da plataforma digital e chegamos até a Soluti, que atende a todos os requisitos. Por meio da implantação da assinatura digital, temos a segurança e autenticidade em nossos documentos, de maneira rápida e confiável, sem a necessidade do uso de caneta e papel, reduzindo o tempo de espera por prontuários, impressões, assinaturas e carimbos”, ressalta Peruchi.

A Soluti promove a mais elevada segurança ao prestar este serviço e visa impulsionar a digitalização de seus clientes. “Nosso objetivo é tornar o processo do hospital paperless, trazendo agilidade na evolução das prescrições, e centralizar as informações em um único ambiente com acessos restritos aos profissionais, proporcionando, portanto, segurança aos dados. Por fim, com a solução, é possível realizar o controle e gestão das licenças, respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com um sistema seguro de acesso às informações da instituição e de seus profissionais, e gerar relatórios e dashboard com análise quantitativa de assinaturas. E tudo isso integrado com o PEP do hospital”, finaliza Júlio Mendes.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP