Hoje, dia 05 de julho, durante a reunião deliberativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), foi aprovado o parecer favorável ao PL 1998/2020, sobre telessaúde. Para a Anahp essa é mais uma importante vitória que leva o sistema de saúde mais próximo do objetivo de melhorar o atendimento de qualidade para mais pessoas, em todo o Brasil, e salvar mais vidas.
A Anahp agradece o trabalho da deputada Adriana Ventura (autora do projeto); do deputado Pedro Vilela (relator na Câmara); do senador Esperidião Amin (autor no Senado); e do senador Veneziano do Rego (relator no Senado).
A matéria segue agora para o plenário e a Associação enxerga como fundamental que essa aprovação ocorra antes do início do recesso parlamentar. A regulamentação da telemedicina é necessária não apenas para assegurar a ampliação do acesso à saúde da população, mas, principalmente, para garantir a autonomia do profissional médico e do paciente em utilizar ou não essa tecnologia e instituir padrões de atendimento pelos estabelecimentos de saúde, além de exigir um ambiente seguro para sigilo das informações.
Saiba mais em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/07/05/regulamentacao-da-telessaude-avanca